A capacidade de atrair talentos de potencial determina se seu negócio está fadado ao fracasso ou não.
Há uma guerra no mercado para ver quem é melhor em atrair talentos, e não é sem razão!
A gente sabe que os resultados que tanto esperamos só são alcançados através das pessoas. Por isso o desafio de atrair profissionais que impulsionam o crescimento da empresa fica cada vez maior.
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Mas sabia que a reputação da sua empresa é o que faz grandes profissionais desejarem (ou não) trabalhar para você?
Segundo uma pesquisa do grupo Gallup, mais de 36% dos profissionais dizem que a marca ou a imagem da empresa pesa muito na hora de avaliar uma oportunidade de emprego. Em outras palavras, como sua empresa é conhecida lá fora determina sua eficácia em atrair talentos com grande potencial.
Além disso, com uma reputação ruim, as organizações gastam cerca de 10% a mais nas contratações, já que precisam oferecer salários mais altos para convencer os melhores a ficar – SE conseguirem convencê-los.
Mas o que cria uma MÁ reputação para a empresa ?
Peter Drucker, pai da administração moderna, dizia que “a cultura devora a estratégia no café da manhã”.
Isso significa que mesmo que você tenha o melhor método do mundo para atrair talentos, com uma cultura organizacional malvista, tudo vai por água abaixo, incluindo a imagem da sua empresa.
De modo simples, a cultura de uma organização pode ser definida com o famoso “como fazemos as coisas por aqui”. São os valores da empresa colocados em prática.
E o que esses valores (cultura) têm a ver com atrair talentos de valor?
É simples: para os grandes talentos modernos, existem alguns aspectos indispensáveis na hora de decidir por uma ou outra oportunidade de emprego:
- Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
- Reconhecimento das conquistas atingidas.
- Oportunidades de crescimento de carreira.
- Oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.
Então, para atrair talentos de alto potencial, é preciso cultivar uma cultura de valorização das pessoas.
Mas quando isso não existe numa organização, o que resta é a visão de um ambiente de trabalho que cobra metas atingidas a qualquer custo, que não promove as condições para alcançar os objetivos exigidos e que gera um clima de trabalho pesado.
E num ambiente assim, a médio ou curto prazo, os colaboradores atuais se tornam insatisfeitos e desmotivados. Quando interagem com amigos e conhecidos, expressam sua frustração e ajudam a criar a má reputação da empresa.
Como fazer sua cultura não ser malvista?
Antes de tudo, é preciso estar por dentro do que os profissionais que você quer atrair esperam do lugar onde irão trabalhar.
A partir disso, atrair talentos por meio dos canais em que eles estão mais presentes é uma estratégia eficaz. Esses canais podem ser redes sociais ou mesmo uma página de recrutamento no site da empresa.
É crucial enfatizar aspectos atrativos da cultura da sua empresa e usá-los para se conectar com as pessoas certas.
E lembre-se: além dos canais de mídias, seus atuais colaboradores também precisam ser promotores da sua empresa. Por isso, se necessário for, realize mudanças internas que aumentem o nível de engajamento deles e os façam “vestir a camisa” e defender a sua marca.
Fique atento: uma solução especializada pode ajudar a formar uma cultura que atrai profissionais!
Se quiser colocar em prática o que atrai os melhores profissionais do mercado e construir uma cultura sólida para reter e atrair talentos, você precisa contar com uma solução especializada em Gestão de Pessoas.
Com ela, você dispõe de uma ferramenta que permite e incentiva a integração entre equipes e departamentos numa mesma plataforma, em tempo real, além de estimular o aprendizado e crescimento contínuos. Por meio de compartilhamento de conhecimento e planos de desenvolvimento.
Assim, você mantém a equipe atualizada sobre a missão e valores da empresa, fortalecendo a cultura e unificando os times com os objetivos da organização. Desse modo, os índices de satisfação entre os colaboradores irão aumentar e eles agirão não mais como detratores da empresa, mas como promotores da sua marca. E isso determinará a sua capacidade de atrair talentos!
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