Para fechar o ano com sucesso e poder criar expectativas para 2019, elimine erros de iniciante, e para isso um software de gestão pode ser o maior aliado.
A coisa mais deprimente que pode acontecer num supermercado é ter gôndolas vazias. Mesmo quando o ocorrido é motivado por queimas de estoque, ou qualquer correria louca ocasionada por uma promoção.
Gôndolas vazias passam a impressão de despreparo e, um estudo da Nielsen em 2016, mostrou que 76% das pessoas que avistam prateleiras vazias dos supermercados não têm vontade de voltar ali para comprar mais e, muitas delas evitam mesmo voltar.
Junto com a impressão de despreparo, vem sempre a de desorganização e até falta de higiene. A gestão de gôndolas, no entanto, depende de muito mais do que funcionários sempre atentos às rupturas para preencher os espaços vazios das prateleiras.
A solução pode estar no software de gestão usado pelo supermercado.
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Supermercados sem erros e perdas ocasionadas por rupturas nas gôndolas usam esse software de gestão.
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Grande parte dos resultados ruins de um supermercado e do baixo aproveitamento das oportunidades de vendas se devem às rupturas nas gôndolas. É real: quanto maior é o índice de rupturas nas gôndolas, menor é o crescimento de vendas.
Como eliminar rupturas de gôndolas e ter resultados de vendas melhores?
É pela gestão das gôndolas que se assegura que os produtos que o supermercado coloca à venda não fiquem encalhados no estoque e, nem em falta em função de demandas altas e saídas muito rápidas.
Um software de gestão ajuda a conciliar essa dinâmica entre procura, demanda, saída e ofertas e, é por isso que para gerenciar essas operações você precisa de mais do que rigor dobrado aos funcionários responsáveis pela reposição.
Uma solução em software de gestão pode ser mais eficaz do que o trabalho das equipes?
Na verdade, é a boa conciliação entre as duas coisas que garante que falhas sejam eliminadas.
Contudo, não adianta uma equipe de repositores sempre atenta, se quando os produtos são colocados à disposição dos clientes, o cadastro dos itens não estar atualizado, e duas situações extremamente desagradáveis afetarem as vendas: ou o cliente vai pagar e o preço no caixa é diferente, ou você só percebe depois que vendeu produtos com preço mais baixo do que o estabelecido.
Felizmente, a falta de produtos tem apresentado ocorrência cada vez mais baixa nos supermercados, e isso, segundo todos os especialistas, é porque têm aumentado a procura do varejo de alimentos por soluções em software de gestão especializadas no segmento supermercadista.
O que uma solução especializada faz é fornecer campos específicos para cadastro automático de cada produto que chega ao estoque, bem como associar tudo a cada venda realizada no pdv, gerando alertas sobre o volume de saídas de cada produto que notificam os repositores, pelo smartphone, a completar as prateleiras esvaziadas.
Perceba que a gestão de gôndolas depende de uma dinâmica entre o estoque e a frente de caixa, que consiste em automação comercial em registros atualizados e monitoramento de vendas em tempo real.
Por isso o gerenciamento das gôndolas só pode ser 100% efetivo com a conciliação entre equipes e uma solução em software de gestão especializada para programar todas as rotinas, prevenindo os supermercados de furos, tanto nos estoques, quanto nas próprias gôndolas e nos pdv’s.
Uma solução completa em software de gestão para supermercados é o VIASOFT VIASUPER, que programa todas as rotinas dos supermercados atentando a todas as suas especificidades e potencializa as equipes de administração e operação disponibilizando plataformas através das quais há acesso a dados apurados em tempo real e mobilidade para realizar todas as transações com o máximo de eficiência.
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