Soft Cave MeetUp #9: falamos sobre bancos de dados na era da escalabilidade - VIASOFT

O Soft Cave MeetUp #9 dessa segunda-feira,  18/11, foi nosso primeiro meetup específico sobre banco de dados.

Três especialistas no assunto conduziram o meetup: o viasofter Maicon Stangherlin, e dois convidados da Sponte, empresa patobranquense desenvolvedora de software de gestão educacional: Douglas Bianchezzi e Igor Guimarães, que falaram da sua experiência com DevOps e infraestrutura de banco de dados. Entre os participantes, também vieram profissionais de outras empresas de tecnologia de Pato Branco como a IDS, que desenvolve software especializado em gestão de saúde pública e alunos do Mater Dei.

Trabalhando em empresas como a Viasoft, que têm sistemas de gestão empresarial com mais de 60 mil usuários e a Sponte que atende mais de cinco mil instituições de ensino em todo o país, os três speakers declaram que escalabilidade é uma propriedade há muito tempo buscada por toda empresa que fornece aplicações que geram demanda crescente. Escalabilidade, segundo eles, é o que melhora a disponibilidade e a performance de um serviço quando há aumento de demanda de determinada aplicação em um banco de dados.

Quando escalabilidade é o assunto, logo se fala em migração de infraestrutura local para a nuvem, porque, hoje, não é mais vantajoso para as empresas manter servidores locais para seus dados, visto que requerem cuidados o tempo todo mesmo quando as demandas das aplicações são baixíssimas. Assim, surgiram as gigantes fornecedoras de infraestrutura para bancos de dados como a Amazon Web Services (AWS), que é a maior do mundo, e a Google Cloud Platform que, é a mais inovadora no quesito experimentação de recursos.

Com destaque para esses tópicos, o bate-papo seguiu entre perguntas e respostas sobre as principais alternativas do mercado em escalabilidade de banco de dados e sobre como migrar de forma automatizada de infraestruturas locais para a nuvem. Esse diálogo, especialmente, entre o pessoal da Viasoft e o da Sponte mostra como os meetups vem promovendo uma interação maior e fortalecendo nossa comunidade tecnológica.

 

Quer participar de conversas interessantes como essa e fazer networking com especialistas em tecnologias em grande uso no mercado? Você pode, inclusive, apresentar suas ideias ao submeter sua própria talk! Acompanhe nossa agenda, saiba como se inscrever como ouvinte ou speaker, veja imagens de outros Soft Cave MeetUps, acesse: viasoft.com.br/meetup/.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Soft Cave MeetUp

Soft Cave Meet Up #11: conversamos sobre Design Thinking

O 11º Soft Cave MeetUp aconteceu na última segunda-feira, 2/12, com o tema Design Thinking e foi conduzido por dois viasofters que dominam a técnica: Rodrigo Picolo que...

Continue Lendo
soft cave meetup contabilidade

Soft Cave MeetUp #10: tivemos nosso 1º meetup sobre contabilidade

O décimo Soft Cave MeetUp (sim, já realizamos dez meetups no nosso espaço, o Soft Cave!) aconteceu na última segunda-feira, 25/11, e, Lucas Matana, que trabalha na...

Continue Lendo
hotmilk viasoft

Viasoft participa da inauguração da parceira Hotmilk – aceleradora de inovação da PUCPR

A Viasoft está presente hoje, 26/11, na inauguração da Hotmilk – Ecossistema de Inovação da PUCPR, na capital Curitiba, mais uma vez cumprindo o compromisso de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.