Sem desenvolver pessoas, esteja certo de que seus colaboradores encontrarão oportunidades em outro lugar – no seu concorrente, quem sabe.

 

Quando as finanças apertam, a primeira reação de muitas empresas é cortar os recursos voltados a desenvolver pessoas. Mas há um impacto comercial e competitivo muito grande por trás disso.

Nos últimos anos, especialistas em Gestão de Pessoas têm batido na mesma tecla: os colaboradores são o capital mais importante que uma organização tem e só por meio deles é possível alcançar os objetivos no negócio. E faz sentido: imagine o que você faria sem as pessoas que trabalham com você!

_________________________________________________________

desenvolver pessoas

Pare o que está fazendo e conheça a solução capaz de liberar todo o potencial produtivo da sua equipe!

_________________________________________________________

Não são as instalações da sua empresa que entregam resultados. São os colaboradores. Por isso, quando você deixa de investir em capacitação e em desenvolvimento de pessoas, é o mesmo que não investir no próprio negócio, já que uma empresa é tão competente quanto seus colaboradores são. E essa premissa depende do quanto você acredita que o crescimento das pessoas vale a pena e do quanto investe nisso.

 

Por que desenvolver pessoas é algo frequentemente ignorado nas empresas?

Há dois principais motivos para isso:

1 Existe uma tendência em focar somente no “aqui e agora”.

Não é raro: os gestores tentam fazer mais com menos. E muitas vezes confundem isso com boa produtividade. Mas ter uma equipe que não sabe direito o que precisa fazer tem consequências. Você “economiza” não promovendo treinamentos, mas desperdiça com os erros e retrabalhos. Isso acontece porque os gestores estão mais preocupados com as atividades imediatas do dia a dia do que no crescimento da empresa no longo prazo.

 

2 Aparentemente, não há tempo para isso.

Parar o que a equipe está fazendo para treiná-la, ou promover outros tipos de capacitação, parece perda de tempo para alguns gestores. Afinal, “pausar o trabalho só gera atrasos e perda de produtividade”. Esse ponto de vista pode ser explicado: uma má experiência com treinamentos passados, que não foram muito “úteis” para o time nem geraram os resultados esperados.

Parar de investir em desenvolvimento, no entanto, não é a solução. É preciso avaliar bem o que deu certo e o que saiu errado para evitar as mesmas falhas nas capacitações futuras.

 

Por que desenvolver os colaboradores é tão importante?

Sempre há tempo para o que achamos importante, certo? Se você acredita que desenvolver pessoas é algo valioso, faça disso uma prioridade!

Oportunidades de desenvolvimento não são só algo legal e “bonitinho” para ter na empresa. É uma parte absolutamente vital para a estratégia de crescimento do negócio no longo prazo.

Sua empresa quer se manter ativa e competitiva nos próximos 5 ou 10 anos? Sem desenvolver os colaboradores, e então ter profissionais qualificados, isso não será possível.

Além disso, se você não investe em desenvolver pessoas na sua equipe, elas nunca terão as habilidades necessárias para cargos de supervisão ou liderança.

Não acha isso um problema? Imagine seu melhor colaborador pedindo demissão hoje. Quem irá substituí-lo? Sem alguém qualificado para preencher o cargo, você irá gastar mais para atrair talentos de fora, enquanto deixa sua equipe atual estagnada. Certamente essa não é a melhor opção.

 

Saiba como a tecnologia pode ajudar a desenvolver pessoas

Atualmente, soluções tecnológicas especializadas em Gestão de Pessoas são uma grande oportunidade de evolução e crescimento. Com uma solução assim, é possível obter o diagnóstico das dificuldades das equipes, através de indicadores de desempenho. Desse modo, você garante treinamentos mais assertivos e diminui os desperdícios com capacitações que não fazem sentido para a realidade do time.

Além disso, com uma solução dessas, é possível fornecer feedbacks mais frequentes e em tempo real aos colaboradores, potencializando o processo de desenvolvimento deles.

Que tal conhecer a ferramenta que está transformando a Gestão de Pessoas de grandes empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

gestão de compras

A gestão de compras depende da gestão do estoque e da integração de setores

Gestão de compras, quando efetiva, é estratégica. Mas não é possível gerir comprar sem excessos ou desperdícios sem integração dos setores e sem um controle de estoque...

Continue Lendo
estoque

Materiais para Construção: Evite prejuízos com a gestão de estoque

O estoque de uma empresa é dinheiro guardado por isso mesmo ele deve ser muito bem cuidado. Ele é importante para que a empresa consiga atender seus clientes de...

Continue Lendo
Controle de produção

Maximize o controle de produção otimizando seus planos de corte

Softwares que proporcionam total controle de produção: na indústria é sempre hora para falar sobre eles. Quando se fala em tecnologia o assunto acaba chegando em...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.