Quais são os erros mais comuns na logística de distribuição e como evitá-los?

A logística de distribuição diz respeito, basicamente, ao processo voltado para a entrega dos produtos, ou seja, a expedição.

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A logística de distribuição diz respeito, basicamente, ao processo voltado para a entrega dos produtos, ou seja, a parte da expedição da operação. Através dela é que acontece a separação de produtos no estoque para organizá-los dentro do veículo que os levará até o destino final.

Quando é realizada de forma automatizada e eficiente, a logística de distribuição proporciona mais organização, agilidade, rentabilidade e, o mais importante, a satisfação do cliente que recebe os produtos dentro do prazo estipulado.

Entretanto, a possibilidade de falhas nesse processo existe, e é dever do gestor estabelecer estratégias para que erros comuns não prejudiquem a entrega. Hoje, você vai conhecer os erros mais comuns na logística de distribuição e como estabelecer estratégias para evitá-los.

Gestão inadequada do estoque

Esse é um dos erros mais graves dentro da logística de distribuição, uma vez que uma gestão inadequada resulta em dados incorretos que podem causar, por exemplo, atrasos na entrega e prejudicar a percepção do cliente.

Muitas vezes, a gestão inadequada do estoque deriva de fatores como:

Falta de planejamento;
Descontrole no giro das mercadorias;
Falta de inventários periódicos;
Falta de integração com outros setores;
Falta de um software especializado e centralização das informações.

O ponto positivo de mapear essas questões é que é possível perceber que todas elas se resolvem com uma mesma solução: a implementação de um software especializado que automatize esses processos, integre setores, centralize informações e otimize as estratégias através de dados precisos.

Desorganização nos processos de logística de distribuição

A expedição necessita de regras e procedimentos bem estabelecidos, que estejam claros para todos os colaboradores envolvidos a fim de atingir a maior eficiência possível.

Ou seja, com uma operação grande e com demandas todos os dias, a padronização é quase uma obrigação para que todas as atividades sejam realizadas com excelência e o mínimo de erros possíveis.

Ter processos bem estruturados, o apoio da tecnologia especializada e uma equipe bem treinada é essencial para atingir o máximo potencial e otimizar seus resultados.

Falta de controle nos fretes

O controle efetivo dos fretes permite que diversas atividades sejam otimizadas e mais eficientes, o que imprime rapidez nas operações, aumenta o controle financeiro e melhora a gestão de qualidade.

Com um controle de fretes otimizado, a gestão é mais eficiente ao contratar transportes, negociar tabelas e realizar o pagamento pelo serviço. Nesse sentido, um software especializado é ainda mais essencial, uma vez que permite todo o acompanhamento financeiro da gestão, bem como da logística de distribuição através de transportes, atrasos e etc.

Produtos embalados inadequadamente

A qualidade das embalagens que vão acomodar as mercadorias não devem ser negligenciadas, uma vez que se o produto sofrer avarias, isso prejudica imensamente a experiência do cliente com o seu serviço, o que impacta negativamente na fidelização.

Sem mencionar que, ao precisar trocar um produto que sofreu avarias, o prejuízo recai totalmente sobre a empresa, e esse custo que poderia ser dedicado para outro processo acaba por ser utilizado para corrigir um erro do fluxo de trabalho da logística.

Com o devido investimento e uma gestão otimizada, as operações logísticas de distribuição podem ser realizadas com mais eficiência, garantido ao cliente a segurança da mercadoria e a agilidade no serviço prestado.

Despreparo da equipe

Otimizar processos e implementar soluções também depende de ter uma equipe preparada para realizar processos mais ágeis dentro da logística de distribuição. Um trabalho realizado por um time bem treinado e integrado com as demais áreas contribui para o atendimento mais eficaz, o que incide diretamente na satisfação e fidelização do cliente.

Ofereça constante treinamento e capacite seus colaboradores, mantenha objetivos claros e forneça transparência nas informações, para que todos os setores caminhem em direção ao sucesso e otimização de resultados.

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