Quais as tendências do varejo de materiais de construção que vão aumentar suas vendas?

O varejo de materiais de construção se mostra como um segmento aquecido e com grandes possibilidades de crescimento e aumento das vendas. Novas tendências estão surgindo, juntamente com práticas de gestão mais otimizadas. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PCM) do IBGE, o volume de vendas do setor cresceu 21,5% no primeiro semestre de 2021, […]

Materiais para Construção , Viasoft |
Por

O varejo de materiais de construção se mostra como um segmento aquecido e com grandes possibilidades de crescimento e aumento das vendas. Novas tendências estão surgindo, juntamente com práticas de gestão mais otimizadas.
Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PCM) do IBGE, o volume de vendas do setor cresceu 21,5% no primeiro semestre de 2021, quando comparado com o mesmo período de 2020. Ainda, se considerada a inflação (receita nominal de vendas) nesse mesmo período, o número sobe para 48,0%.
Realizando um recorte estadual e segmentando essa informação, é possível analisar que o resultado positivo predomina na grande maioria dos estados brasileiros:
 


Gráfico de crescimento estadual das vendas no setor de materiais de construção. Fonte: sidneilasta.com.br

 
Os dados revelam um prognóstico positivo, tanto para o final deste segundo semestre quanto para 2022, e nesse sentido, gestores podem analisar a expansão de seu negócio com relação aos números de sua região e analisar se houve real crescimento ou prejuízo.
Com tantas informações apontando para um ano ainda mais vantajoso no mercado, é possível mapear quais tendências estão liderando estratégias de vendas dentro do segmento de materiais de construção e promover estratégias mais assertivas.
Continue a leitura para saber como você pode otimizar sua gestão do seu negócio e chegar em 2022 liderando o mercado na sua região.
 

Grandes tendências do mercado de materiais de construção

 
Sustentabilidade, inovação e tecnologia são as grandes pautas que gestores do segmento de materiais de construção devem manter dentro de suas estratégias se desejam um negócio ativo e relevante.
Se preparar para essas mudanças, nesse contexto, é o que vai fazer toda a diferença na conquista de resultados e no aumento das vendas. Como dito acima, com um mercado aquecido e com boas oportunidades de inovação, entender o que o seu cliente precisa do seu negócio vai fazer toda a diferença nos resultados.
Nesse sentido, abaixo, você encontrará 3 tendências do segmento de materiais de construção, para que suas estratégias sejam mais assertivas com a realidade do mercado. Olha só:
 

Sustentabilidade

 
Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é uma necessidade essencial em todas as práticas de gestão realmente otimizadas, uma vez que usar a energia racionalmente, reduzir as emissões de carbono e preservar os recursos naturais é uma missão de todos.
Com um mercado que indica aumento nas obras e nas atividades do setor de construção, é preciso considerar os impactos trazidos tanto para a população quanto para o planeta. E é por essa razão que a preferência por materiais recicláveis e biodegradáveis se mostra uma tendência em todo o mercado de materiais de construção.
Feitos de matérias-primas biodegradáveis e renováveis com um consumo baixo de energia e água, materiais como tintas e tijolos ecológicos já são uma realidade que deve ser implementada na sua área de vendas.
Ainda, o concreto reforçado com madeira, bambu ou fibras naturais, assim como o aço e o concreto reciclado são exemplos de insumos sustentáveis que podem ser o diferencial no seu negócio.
 

Inovação tecnológica

 
A inovação tecnológica nesse contexto não se refere apenas ao investimento em soluções especializadas no segmento de atuação, mas também na oferta de projetos mais eficientes utilizando materiais de qualidade superior e com alta durabilidade.
Dois grandes exemplos de produtos inovadores que se encaixam nessa proposta são o ecogranito e o bioconcreto.
Produzido com resíduos da extração de mármores e granitos, o ecogranito é um revestimento extremamente versátil, com um mecanismo de impermeabilização extremamente inteligente.
Já o bioconcreto é uma alternativa extremamente inovadora, que, diferente do produto tradicional, se uma rachadura se formar, o bioconcreto se auto preenche em detrimento da ação de bactérias. A tecnologia faz com que esses recursos reduzam o gasto e evitem o desperdício.
Ainda, em termos de inovação tecnológica, uma gestão otimizada e assertiva se faz extremamente necessária nesse contexto: é preciso ter certeza dos resultados e tomar decisões com mais eficiência. Um software de gestão especializado, por exemplo, integra todos os setores do seu negócio, o que promove uma gestão mais globalizada e assertiva na sua realidade.
Isso sem falar nas possibilidades que um sistema preciso e automatizado pode trazer dentro do ambiente online, assunto que continuaremos no tópico a seguir.
 
materiais de construção
 

Solução digital para vendas

 
Em detrimento da pandemia as mudanças dentro dos hábitos de consumo foram agilizadas e precisas, e a migração do varejo para o ambiente digital é uma delas: Para se ter uma ideia, de acordo com a Nielsen, matéria postada no Mercado e Consumo, o e-commerce brasileiro chegou a render R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021, e cresceu 31% em relação ao mesmo período de 2020.

Foram 42 milhões de consumidores no ambiente digital, sendo que destes, 6,2 milhões estavam comprando pela primeira vez.

Ou seja, mais do que uma tendência, o desenvolvimento de um e-commerce, bem como a presença do seu negócio no mundo digital, é uma prática essencial para promover o aumento das vendas e o desenvolvimento da sua empresa.
Contar com uma ferramenta de gestão otimizada, que forneça insights para melhorar suas práticas de gestão, além da possibilidade de melhorias de processos e expansão de resultados é a maior tendência a ser implementada no seu negócio.
 

A ferramenta certa para o segmento de materiais de construção é Viasoft Construshow

 
Projetado por profissionais especialistas no segmento, o Viasoft Construshow é o software de gestão mais completo para lojas de materiais de construção, home center, marcenarias, ferragens, lojas de tintas e muito mais.
Saia na frente da sua concorrência e tenha práticas de gestão eficientes, pautadas no aumento dos resultados e no crescimento de todas as áreas do seu negócio. Entre em contato e saiba mais sobre o software desenhado especialmente para que você evolua mais, todos os dias.
 
materiais de construção

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!