Precificação de produtos não gera resultados. Estratégias de vendas, sim!

Você chega numa loja, escolhe um produto na prateleira e quando vai passar no caixa ele está com o preço completamente diferente do que você viu, e geralmente está para maior. Quando você compra um único produto, fica fácil identificar e resolver o problema na hora com o gerente. Ele vai passar o cartão, gastar […]

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Você chega numa loja, escolhe um produto na prateleira e quando vai passar no caixa ele está com o preço completamente diferente do que você viu, e geralmente está para maior.

Quando você compra um único produto, fica fácil identificar e resolver o problema na hora com o gerente. Ele vai passar o cartão, gastar alguns minutos e tudo vai ser resolvido. Agora, imagina você fazer uma compra gigante e só perceber quando chegar em casa e, se conferir a notinha, notar que há divergência de preço. Pois é, esse é o ponto de vista do consumidor.

Agora, se você é o dono da empresa a situação é bem pior, pois dificilmente vai conseguir identificar certos problemas antes que eles aconteçam. E quando o caos já tiver instalado, e o cliente reclamando, você vai perceber o tamanho do problema.

Quando o erro de preço for para mais, você pode ter vários desdobramentos, entre eles, você pode ter problemas para a sua marca, sua reputação pode ser arranhada. O consumidor pode procurar outro lugar para fazer suas compras e também pode ter desgastes como maior tempo de fila e mais gente reclamando e isso vai comprometer demais o seu resultado, as pessoas vai deixar de comprar na sua loja, etc.

Agora, se o preço errado for para menor, então a dor de cabeça é maior ainda. Certamente você terá prejuízo financeiro e esse é um problema silencioso porque o cliente não reclama por estar pagando um preço menor, ele vai reclamar se estiver pagando um preço maior.

Esse tipo de situação causada por divergência de preço, gôndola e sistema, tem algumas causas. Entre elas falha de comunicação, falha sistêmica, falha de processo e até mesmo divergência entre equipes.

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Só precificação não basta!

A boa notícia é que você de uma forma ou de outra pode resolver esse problema, pois é totalmente gerenciável. Para isso, você vai ter que tomar algumas atitudes, por exemplo: Ter uma definição clara de todo o processo de precificação, como deve ocorrer, qual o início, qual o fim, quais são os responsáveis pela precificação.

Outro ponto importante é que você deve investir um treinamento da sua equipe, afinal, uma equipe bem treinada é capaz de resolver qualquer problema antes que ele aconteça, ou seja, perceber se teve alguma diferença na precificação e contornar essa situação se for necessário. Valorize as pessoas que contribuem para o resultado na sua empresa identificando problemas, etc.

Adotar um sistemas de tecnologia. Com ele você pode controlar a precificação, fazer auditoria de preços, impressão de etiquetas além de todo o processo de gestão da sua empresa.  Além disso,  você também garante diferencial competitivo sobre a concorrência. Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW,  um software completo  que permite o controle de todos os movimentos através de integração de todos os sistemas necessários para otimizar a gestão e ampliar  seus resultados.

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