A Black Friday é um evento que acontece nos EUA na primeira sexta – feira após o dia de Ação de Graças e serve para “limpar” os estoques das mercadorias para que seja dado lugar aos lançamentos para o Natal. Daí, para encher os estoques com esses lançamentos (que os consumidores estão esperando ansiosos), os comerciantes precisam vender os produtos antigos. Mas isso nos EUA, aqui no Brasil a coisa é bem diferente.

Está pensando em aderir a promoção na sua loja?

A primeira edição oficial organizada  por aqui foi no dia 26 de novembro de 2010, com 50 lojas online participando e 30 milhões de reais em faturamento. O negócio cresceu e praticamente todo o varejo do país adotou a promoção e hoje é oficial. Em 2016 foram 1,9 bilhões em vendas só no e-commerce.  Em contrapartida,  há duvidas se é bom ou ruim para o varejo físico, pois é feita a queima de estoque e precificação muito abaixo do desejado para os produtos que, teoricamente, estariam reservados para o final do ano.

Lei da Oferta e da Procura

Novembro é um dos piores períodos do ano para o consumidor brasileiro porque o licenciamento e seguro obrigatório do carro vencem em outubro, ainda,   o 13° salário ou a segunda parcela do mesmo só chega no dia 21 de dezembro, portanto, não faz sentido nenhum comprar  antes de ter o dinheiro.

Por isso, por mais promoção que se faça na Black Friday, não há como vender a mercadoria porque o cliente não tem dinheiro para comprar. Tanto por causa da época do ano (que no Brasil é de vacas magras) quanto por falta de lançamentos para o Natal.

___________________________________________

VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir

_____________________________________________

 

O que tem de novo no estoque?

E mesmo que o comerciante consiga esvaziar o estoque do mês de novembro, as mercadorias que ele vai repor para as vendas do Natal são exatamente as mesmas que ele vendeu na Black Friday. Nenhuma novidade!

Poderiam então, promover vendas em épocas do ano de menor movimento. Mas como fazer descontos reais se redes como Americanas e Walmart possuem um lucro que não chega a 10% sobre a mercadoria? Como dar 30% de desconto se a margem de lucro deles é 5%?

Fica difícil competir! Daí que entra o famoso “jeitinho brasileiro” onde os comerciantes aumentam o preço no mês de novembro (já que ninguém compra nesse período) e quando chega a Black Friday, o aumento do preço é retirado.

Então não vale a pena?

A palavra da vez é: planejamento. Levantar informações do mercado, da sua empresa e ter um controle detalhado do estoque através de um sistema de gestão qualificado, que entenda as suas necessidades otimizando informações a longo prazo. Só assim para minimizar os riscos e  ter sucesso nas vendas. Afinal, o que diferencia você da concorrência é o que você vai fazer com isso. A tecnologia é uma grande aliada para tornar problemas em oportunidades. Tenha estratégias para reverter ou ganhar o jogo.

Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos  do e-commerce , financeiros e administrativos da sua empresa.

Quer saber mais sobre e-commerce ou algum outro assunto?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.

Ligamos para você.

 

 

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Gestão de supermercado

A melhor gestão de supermercado é a que se preocupa com inventário

Há muitas inovações que estão revolucionando o modelo de negócios do varejo supermercadista, de self-checkout a Inteligência Artificial, entre várias outras. Mas...

Continue Lendo
produto

Como fabricar um produto que até o presidente queira usar?

Um produto que todo mundo quer ter: nada melhor para manter as vendas aquecidas. Depois da cerimônia de posse do presidente Bolsonaro, papelarias, livrarias e todos...

Continue Lendo
kpis

KPIs: A maneira mais eficiente de medir a performance da sua empresa.

KPIs (indicadores de desempenho) são ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho da empresa e dos colaboradores, através de  resultados que se dividem em:...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.