Por que contratar errado acontece com tanta frequência? - VIASOFT

Contratar errado é um risco que assola todas as empresas. Mas saber por que isso acontece pode te ajudar a se prevenir no futuro.

 

Esse é um dos maiores medos de todo gestor: contratar errado. Além de desgastes com procura de novas pessoas, as chances de prejudicar a harmonia das equipes é muito grande.

Ainda assim, isso acontece muito e as empresas têm gastos exorbitantes com substituição de profissionais que ficam menos de 3 meses no time.

_________________________________________________________

contratar errado

Conquiste assertividade nas contratações com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

_________________________________________________________

Recomeçar todo o processo em busca de um talento que ajude a empresa a crescer pode ser desgastante. Por isso, para diminuir os riscos de contratar errado na sua empresa, você precisa entender por que e como isso acontece. Só assim poderá tomar precauções para o futuro. Confira:

 

1 A urgência fala mais alto e contratar errado se torna quase natural

Uma pesquisa da Career Builder revelou que 43% dos recrutadores já cometeram erros de contratação porque precisavam ocupar um cargo rapidamente. E esse é o maior de todos os perigos que levam a contratar errado!

Quando um recrutador ou gestor está sob pressão para preencher logo uma função, corre o risco de ignorar os sinais que dizem que o candidato escolhido pode ser não a melhor escolha para a equipe.

Em situações de recrutamento e seleção, a pressa NUNCA deve se tornar um fator influenciador. Você não vai querer lidar com as consequências dela.

 

2 As empresas têm os gestores errados

Numa pesquisa da Gallup, 50% dos profissionais disseram que já deixaram algum emprego para “fugir” de líderes incompetentes e desagradáveis, em algum ponto de sua carreira.

E contratar gestores ruins acontece com muita frequência: cerca 82% das vezes. Claro, com programas de desenvolvimento de liderança, é até possível corrigir o erro, mas e se a pessoa escolhida não for mesmo apta para o cargo?

Além de gerar a evasão de grandes profissionais da sua equipe, esse líder não-apto também cairá nos rumos de contratar errado no futuro. Afinal, está “perdido” no cargo que ocupa.

Saiba mais sobre o perfil de um líder que prejudica sua equipe clicando aqui.

 

Por isso, cuidado: contratar errado pode virar um efeito dominó de rotatividade

Se alguém não se encaixa em uma equipe, seja por falta de habilidades técnicas ou adaptação à cultura da empresa, o restante do time percebe. Acredite.

A possibilidade de um clima pesado surgir é grande, principalmente se o problema com a “má contratação” for comportamental e afetar o trabalho de outras pessoas.

Quando isso acontece e gestores fazem vista grossa, tentando dar uma chance ao que, infelizmente, não tem perspectivas de melhora, correm o risco de perder os outros ótimos profissionais que têm na equipe, já que eles começam a procurar um ambiente de trabalho melhor, mas em outro lugar.

Mas antes de bater o martelo e decretar uma contratação como insucesso, certifique-se de procurar outras funções e equipes nas quais essa pessoa se encaixa melhor. Esse pode ser um caso da “pessoa certa no cargo errado”. [LINK WRONG POSITION].

 

Fique ligado! A tecnologia pode ser sua grande aliada

Selecionar pessoas com o auxílio do caderninho ou planilha de Excel (ainda mais quando se tem pressa) deixa o processo vulnerável. Assim é muito fácil deixar passar um ótimo currículo e desperdiçar tempo com um que não é o que você precisa.

Mas com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, é possível automatizar o processo sem perder a qualidade dos resultados. Uma solução dessas controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto, diminuindo muito as chances de contratar errado.

Dessa maneira, é possível ter um processo de recrutamento e seleção mais assertivo, além de reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.

O que acha de conhecer a solução que está revolucionando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo
data analytics

Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.