61% dos profissionais diz que desgastes no trabalho são a causa de estarem doentes. Mas atitudes simples ajudam a combater estresse no trabalho.

 

É algo muito óbvio, mas muitos gestores esquecem: colaboradores são pessoas e também têm dificuldades que as sobrecarregam no trabalho. Por isso é tão importante ter uma gestão que auxilie os profissionais a dar seu melhor desempenho, e isso começa com atitudes simples para combater estresse no trabalho.

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combater estresse no trabalho

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Colaboradores que não encontram maneiras de combater o estresse no trabalho não são felizes na sua função e buscam constantemente outras oportunidades em que sentem que se adaptam melhor. Tudo por priorizar a própria saúde mental.

De acordo com uma pesquisa da Kronos, combater o estresse no trabalho enfrentado por quem ocupa um cargo de gestão também é importante. Isso porque, nestes casos, outros níveis de cargos e estratégias também são prejudicados.

Os resultados da pesquisa apontam que 95% dos gestores de RH admitem que não combater estresse no trabalho dificulta muito a retenção de bons profissionais e aumenta os gastos com rotatividade.

Mas existem algumas atitudes simples que você pode ter para ajudar suas equipes a combater o estresse no trabalho e criar um ambiente mais saudável:

 

1 Estabeleça objetivos realistas

Metas irreais ou inalcançáveis criam uma cultura de fracasso, que exige dos colaboradores mais do que eles podem dar para alcançar objetivos que são, por sua natureza, inalcançáveis.

Gestores que adotam esse tipo de “incentivo” ao aumento da produtividade só estão alimentando uma bomba que pode estourar a qualquer momento.

Por outro lado, trabalhar em conjunto com a equipe para estabelecer as metas a atingir, ajuda a combater o estresse no trabalho e encoraja os colaboradores a desenvolver novas habilidades e crescer, aos poucos.

 

2 Comunique-se regularmente com sua equipe

O trabalho se torna muito melhor quando os colaboradores sabem que têm um gestor compreensivo e com quem podem conversar quando as coisas apertam.

Além disso, breves reuniões periódicas são importantes para saber como está o andamento do trabalho, quais as dificuldades encontradas e como solucionar desafios.

Essas conversas contínuas geram uma relação de confiança entre gestor e equipe e ajudam a mitigar e combater estresse no trabalho, além de impulsionar a performance das pessoas, que sabem que não estão sozinhas.

 

3 Pratique feedbacks constantes e construtivos

Ouvir a equipe sobre dificuldades e desafios é ótimo. Mas é importante não esquecer de fazer alguma coisa a partir disso. Do contrário, se torna apenas desperdício de tempo.

Quando alguém der a você um feedback sobre como está o trabalho desenvolvido e o que poderia melhorar para que a produtividade e desempenho aumentem, não só ouça, mas também tome uma atitude.

Não coloque sugestões (ou mesmo desabafos) de colaboradores no fim da sua lista de tarefas intermináveis e que nunca irão se cumprir. Para ajudar seu time a combater o estresse no trabalho, leve a sério o que seus colaboradores falam sobre dificuldades e pontos de melhoria.

Senão, você só estará reforçando a ideia de que nada nunca vai melhorar no ambiente de trabalho. E isso fará você perder grandes profissionais da equipe.

 

Saiba que a tecnologia pode ajudar

O estresse no trabalho não é só um problema individual, mas organizacional. Baixos níveis de produtividade de um profissional e incapacidade de realizar o trabalho no seu melhor potencial também afetam a performance do negócio. Principalmente quando o profissional esgotado ocupa um cargo estratégico.

Sabemos que é difícil acompanhar todos bem de perto, e por isso a tecnologia pode ajudar. Com uma solução especializada em Gestão de Pessoas e desenvolvida para engajar os colaboradores, é possível incentivar as pessoas a compartilhar, de maneira rápida, o humor do dia. Dessa maneira, se houver profissionais recorrentemente cansados, irritados ou doentes, a ferramenta notifica o RH, que pode oferecer a ajuda necessária ao colaborador.

Além disso, com uma solução assim, é possível praticar feedbacks frequentes com as equipes, em tempo real, e também potencializar uma comunicação de qualidade.

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