O varejo de alimentos vai mudar mais nos próximos vinte anos do que em toda a história do varejo. Isso se deve à sísmica mudança nos hábitos de compras dos consumidores: eles estão enchendo cestas menores durante a ida aos supermercados. A mudança de comportamento também se nota no fato de que o consumo online está mais forte do que nunca. O que muda para as estratégias de gestão e operação dos supermercados com tudo isso em jogo?

Além disso, muitas frentes estão convergindo no varejo de alimentos. Muitos estabelecimentos que eram considerados supermercados, hoje são vistos apenas como pontos de conveniência. Para ser um supermercado e, sobretudo, ter o faturamento de um estabelecimento desse porte, é preciso ter uma série de atributos e em uma dimensão robusta para o negócio.

 

______________________________________________________________________

Supermercados

Os atributos que supermercados precisam com as dimensões certas: desenvolva com um sistema de gestão especializado.

______________________________________________________________________

 

É por isso que no setor dos supermercados, os canais de venda estão emergindo cada vez mais, seja entre diferentes tipos de varejo, alimentos, vestuário, etc., seja entre plataformas, física, online. Vale a pena notar como essa dinâmica se estabeleceu pelo mundo e ver como isso tem obtido sucesso é uma garantia de que isso funcionará aqui também.

 

Em quais os supermercados os consumidores estão comprando?

 

Já se foram os dias em que o consumidor só comprava no mercadinho da vizinhança. Hoje, não é impossível para o comprador encontrar uma refeição pronta até na farmácia. Sim, muitas drogarias oferecem até pneus, provando o que falamos até agora sobre todos os canais de compra convergindo para conquistar mais clientes. Não existem mais nichos limitados as especialidades de cada segmento do varejo. A especialidade do varejo, a partir de agora, tem que ser estar preparado para todo tipo de comércio em todo tipo de canais.

De acordo com pesquisas na Nielsen no ano de 2018, as idas ao supermercado, de fato aumentaram nesse ano, mesmo com o aumento também disparado das compras online. Mas o que se percebe é que enquanto as idas aos supermercados que aumentaram seus nichos oferecendo muito mais produtos, outras frequências em lojas como de materiais de construção e eletrodomésticos diminuíram.

Esse declínio em outros setores pode ser devido a muitos fatores e, o principal deles é que o estilo de vida dos consumidores atuais mudou com a expansão das áreas urbanas, onde os lares podem não ter muito espaço físico para guardar compras em grandes quantidades como as que se fazem em lojas de materiais de construção e eletrodomésticos, e por isso quem vai as compras nessas condições adere as opções mais compactas oferecidas por supermercados e até pontos de conveniência.

 

O sortimento dos supermercados é agora uma missão desafiadora para o segmento.

 

A procura aumentou para os supermercados, por isso a oferta também teve que aumentar consideravelmente em muitas categorias. A despeito do canal de compra, a crescente integração de vários setores do varejo e canais de compra permanecerá a sacudir essa indústria do consumo de não-duráveis ou duráveis por médios períodos, por muito tempo.

Para atender a tudo isso, os supermercados vão ter que abrir mais o seu leque de especificidades e atentar a diversas novas particularidades na gestão.

Quer crescer de forma segura e em escala competitiva?

Conheça o VIASOFT VIASUPER, sistema de gestão especializado no segmento supermercadistas que tem todas as funcionalidades para os supermercados expandirem em todos os canais de compra e venda.

Conheça agora, acesse o site do VIASOFT VIASUPER.

Dúvidas, comentários, sugestões ou até agendamentos de demonstração, preencha o formulário e em breve alguém da nossa equipe entrará em contato: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo
Construir uma marca forte

Como construir uma marca forte para sua loja (não importa o tamanho)

 É possível construir uma marca forte para todo tamanho de negócio.  Qualquer empresa pode aprender muito sobre isso com marcas como Coca-Cola e Burger King, mesmo...

Continue Lendo
Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.