O eSocial entrou em vigor há poucos dias (8 de janeiro de 2018) e segue causando muitas dúvidas no mundo dos negócios. Por isso, levantamos as mais recorrentes e pedimos à nossa equipe de especialistas no assunto para elaborar respostas de um jeitinho bem descomplicado.

Vamos lá?

Qual o objetivo do eSocial e como funciona na prática?

O objetivo é o de unificar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais ao governo federal.  O envio dessas informações pode ser realizado tanto pelo site do eSocial quanto por uma conexão direta entre o software usado pela empresa com o sistema do eSocial.

Em resumo, ele garante os direitos previdenciários e trabalhistas, simplifica o cumprimento das obrigações fiscais e proporciona maior eficiência à qualidade de informações das relações de trabalho. Além disso, a partir do eSocial, o governo pode intensificar as fiscalizações e garantir que as obrigações legais sejam cumpridas pelas empresas.

O processo acontece da seguinte maneira: a empresa deve gerar um arquivo eletrônico contendo as informações previstas nos leiautes e assiná-lo digitalmente. Depois, deve encaminhá-lo pela internet para o ambiente nacional do eSocial que, após verificar a integridade formal, vai emitir o protocolo de recebimento e enviá-lo para a empresa. Ao todo, são mais de 40 tipos de arquivos diferentes em formato XML, gerados de forma individual para envio através de webservices.

O programa é obrigatório para todos os tamanhos de empresas?

Sim. É obrigatório para todas as empresas, independente do seu tamanho, e aquelas que não se adequarem ao programa poderão sofrer as punições já previstas nas legislações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas.

Leia: Multas que as empresas podem sofrer caso não se adequem ao Projeto eSocial

Qual cronograma precisa ser seguido?

Na primeira fase, a medida é voltada para grandes contribuintes, empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. Para esse grupo a obrigatoriedade iniciou em 8 de janeiro de 2018. Isso representa 13.707 mil empresas e cerca de 15 milhões de trabalhadores (aproximadamente 1/3 do total de trabalhadores do país).

A implantação para demais empresas privadas, incluindo micros e pequenas empresas e MEIs que possuem empregados, está programada para  julho de 2018. Já para os órgãos públicos, o eSocial torna-se obrigatório a partir de  janeiro de 2019. Ao final da implantação, todos terão seus registros inseridos no eSocial.

Quais as vantagens das empresas que contam com um software de gestão para o cumprimento do programa?

As empresas que utilizam um software especializado  para gestão de pessoas e que foi adaptado às novas exigências,  têm a vantagem de poder usar a solução para o envio de informações ao eSocial. Por isso, contar com uma solução especializada e ter um entendimento realizado por especialistas no assunto facilita a adequação e dá mais produtividade aos empresários, já que grande parte das informações é enviada automaticamente ao governo.

Está obrigado a enviar as tabelas da primeira fase? Sua obrigação de envio é futura? Quer saber mais sobre soluções especializadas em Gestão de pessoas? Nossos especialistas ligam para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

wms

Por que investir num sistema WMS?

Uma das formas de se obter diferencial competitivo num mercado atualmente tão acirrado é investir e otimizar os aspectos logísticos da empresa e isso é totalmente...

Continue Lendo
Gestão de estoque

Gestão de estoque ruim espreme margem de lucro de centrais de compras

Para centrais de compras, eficiência em gestão de estoque é essencial. No varejo de alimentos, as centrais de compras têm reagido melhor ao momento econômico, mas o...

Continue Lendo
Como calcular o preço de um produto

Como calcular o preço de um produto na sua indústria?

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto. Nas indústrias, a precificação de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.