Lojas de insumos agrícolas: Não basta vender, tem que orientar

As mesmas lojas de insumos agrícolas que vendem para produtores do setor rural, também negociam com clientes da cidade que vão até a loja em busca de insumos e outros produtos. Na maioria das vezes o atendimento é feito de forma acompanhada, isso é, o produtor tem orientação de um vendedor especialista para a compra […]

Agronegócio , Viasoft |
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As mesmas lojas de insumos agrícolas que vendem para produtores do setor rural, também negociam com clientes da cidade que vão até a loja em busca de insumos e outros produtos. Na maioria das vezes o atendimento é feito de forma acompanhada, isso é, o produtor tem orientação de um vendedor especialista para a compra de determinado produto. Assim, a performance do vendedor nas lojas de insumos agrícolas é fator decisivo no retorno financeiro.

Ao entrar nas lojas de insumos agrícolas o primeiro contato do agricultor é o vendedor.

Geralmente esse produtor entra na loja a procura de uma orientação para um problema específico, seja com a plantação, instalação ou rebanho. Nessa hora, as revendas passam a ser orientadores técnicas também e não apensar lojas de insumos agrícolas. Assim, profissionais de vendas e balconistas tem a responsabilidade de estar constantemente atualizados com o desenvolvimento tecnológico, lançamentos e uso adequado dos mais variados insumos para agricultura. Pois são nas lojas agropecuárias que os fabricantes divulgam suas inovações para que as informações sejam divulgadas para os clientes finais.

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A estimativa é que uma loja de insumos agrícolas atende um mercado potencial de mil produtores rurais. Por isso, com a intermediação das revendas o fabricante diminui substancialmente o numero de contatos que ele tem que realizar para divulgar uma informação para o cliente final. Com mais de 70% das decisões de compra são realizadas no ponto de venda, o profissional de vendas exerce grande influência sobre o comprador.

Quem atende o produtor é o vendedor, então, nada mais justo do que ele tratá-lo bem, ouvir as necessidades e oferecer uma solução para o problema apresentado é fundamental. Embora muitos vendedores perguntem, mas não prestam atenção nas demandas do comprador. Entretanto a percepção dos compradores de hoje é aguçada e um cliente percebe, cedo ou tarde, quando caiu na lábia de um vendedor.

O bom profissional de vendas contribui para fidelizar o cliente. A satisfação de um comprador, isso é,  levá-lo a comprar ao invés de uma única vez até dez vezes por ano. Além disso, ele se torna um propagandista do estabelecimento e indica outros clientes, criando um ciclo positivo e benéfico para os negócios da revenda.

Nesse sentido um software de gestão é ideal para manter a linearidade das  informações com o agricultor. O CRM ajuda gerenciando dados e facilitando a tomada de decisões no Agronegócio.Que tal conhecer uma solução que proporciona segurança e outras funcionalidades para o seu negócio? Conheça VIASOFT AGROTITAN. 

Quer saber mais sobre lojas de insumos agrícolas?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

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