Layout: 3 maneiras de melhorar as vendas utilizando psicologia do consumidor

A psicologia do consumidor é uma das áreas mais interessantes do varejo e planejar um layout colocando em prática seus ensinamentos, além de eficiente, é um exercício interessante. O layout do estabelecimento tem um impacto significativo no comportamento do cliente, influencia em como eles se comportam na loja, por quanto tempo ficam e o que […]

Supermercados , Viasoft |
Por

A psicologia do consumidor é uma das áreas mais interessantes do varejo e planejar um layout colocando em prática seus ensinamentos, além de eficiente, é um exercício interessante. O layout do estabelecimento tem um impacto significativo no comportamento do cliente, influencia em como eles se comportam na loja, por quanto tempo ficam e o que podem comprar. Sabendo disso, você pode usar algumas dicas básicas de psicologia do consumidor em seu layout que permitirão que você maximize o impacto que ele tem no seu cliente.

3 regras para layout que podem melhorar as vendas no varejo

1 Seja intencional em seus esforços

Você até pode se inspirar em layouts de concorrentes ou alguns disponíveis na internet, mas dificilmente conseguirá alcançar os resultados que esperava. Isso porque o planejamento de um layout é algo muito único e subjetivo para cada estabelecimento.

Sua réplica pode ser ótima, mas isso não significa necessariamente que seja a solução perfeita para o seu negócio. Em vez disso, opte por ser intencional com cada elemento presente no layout:

  • Escolha a colocação do produto com cuidado. Coloque os itens que deseja receber mais atenção em gôndolas de destaque.
  • Aproveite as mudanças das estações para exibir mercadorias sazonais e considerar as emoções dos clientes. Como o espírito natalino e o romance no dia dos namorados.
  • Crie um layout sequencial em toda a loja que permita aos clientes vivenciar uma história no estabelecimento. Por exemplo, no supermercado, a “história” pode ser a ordem de importância de cada categoria de produto.

Confira nosso conteúdo: 8 dicas para vender (ainda) mais no seu supermercado.

2 Faça os itens chave se destacarem

Alguns itens são mais importantes do que outros. Esses são os itens de alta margem que permitem o maior lucro e você deseja que eles se destaquem para que os clientes os comprem. Use o espaço do layout com cuidado para garantir que eles sejam colocados onde os clientes terão maior probabilidade de notá-los e onde o cliente provavelmente perceberá que os deseja ou precisa.

Mesmo em exibições individuais, os itens mais importantes ou de destaque determinarão como a exibição é organizada. No supermercado, por exemplo, se você colocar em destaque um produto como os cremes de avelã, pode colocar próximo a ele itens como pães e biscoitos, fazendo com que os clientes escolham os demais itens por impulso.

3 Preste atenção à iluminação e cores

As cores que você escolhe para usar em conjunto com o layout da loja podem alterar significativamente a maneira como os clientes veem seus produtos. A forma como você utiliza gôndolas e displays pode ajudar a criar redutores de velocidade que farão com que os clientes deem mais atenção a determinados itens posicionados estrategicamente. Algumas dicas para que você aproveite ao máximo a iluminação e as cores de sua loja são:

  • Use cores para evocar o clima desejado. Laranja, vermelho e amarelo evocam uma sensação de emoção, enquanto cores frias como azul e verde promovem calma e serenidade.
  • Mude suas cores ou iluminação para chamar a atenção para áreas específicas. Uma iluminação mais forte em uma área específica pode chamar a atenção e encorajar os clientes a virem ver o que está sendo exibido.
  • Adapte a iluminação e as cores ao seu público para garantir que você está criando o efeito certo.

Conheça o Viasuper

A maneira mais eficaz de saber quais produtos são os preferidos do seu cliente, quais são mais vendidos, quais são os escolhidos apenas em determinadas épocas do ano e outras análises é monitorando e gerenciando essas informações pelo seu ERP.

O Viasuper é um ERP especializado no varejo supermercadista e é capaz de auxiliar você com essas e outras estratégias para otimizar o seu layout e vender mais. 

Saiba mais sobre o Viasuper acessando: viasoft.com.br/viasuper

layout

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!