Intensificar carga operacional não é melhor opção para elevar produtividade - VIASOFT

Os operários tendem a levar com a pior quando as empresas de manufatura procuram meios para aumentar a produtividade.

Para otimizar recursos em prol do aumento de produtividade, a primeira iniciativa em corte de gastos que sempre parece vir a mente de gestores tanto na produção, quanto no financeiro é a redução do custo de mão de obra, que geralmente é executado a partir da redução de pessoal ou de corte de benefícios, esse último, geralmente acompanhado de acúmulo de funções aos operários.

Assim não é de se admirar que os operários que, a princípio, nunca apresentam o mesmo nível de engajamento dos outros funcionários com mais qualificação, sintam-se ainda menos motivados e não mostrem empenho nas atitudes simples em reduzir os gastos de energia e os tempos de máquina, que são medidas muito recorrentes para otimizar chãos de fábrica.

Por isso, é necessário haver uma mudança de mentalidade na gestão de empresas de manufatura, afinal, a produtividade é o resultado de uma soma de vários fatores ao longo de toda a cadeia produtiva.

Para aumentar produtividade, eventualmente, talvez seja necessário reduzir o quadro de funcionários, porém, essa não deveria ser a primeira medida a ser tomada pelos gestores. E aqui vão algumas indicações, de acordo com estudos aprofundados sobre a temática, do que aumenta a produtividade muito mais do que reduzir o custo de mão de obra.

 

__________________________________________________________________

produtividade

Melhore a gestão e aumente a produtividade de forma simples, garantindo vantagens para todas as equipes com uma solução específica para o chão de fábrica.

__________________________________________________________________

 

Aumentar produtividade exige foco

 

Quando há um objetivo claro na empresa, ou em qualquer atividade da sua vida, falar de foco parece chover no molhado, já que foco é necessário para qualquer meta a ser alcançada.

No entanto, quando falamos de foco para as empresas de manufatura, nos referimos ao fato de que, quando a produtividade precisa ser aumentada, geralmente, são esses os pontos que precisam de melhoria ou, de adoção de ações completamente diferentes:

  • Baixa variedade de modelos de produto;
  • Produtos que nunca apresentam inovação em comparação com a concorrência;
  • Prazo de entrega muito longo.

Contemplar um desses três pontos garante aumento de produtividade sem ter que se render a opção de reduzir número de funcionários ou baixar o custo deles para a empresa.

 

Então, atenção e foco!

 

O que muitas empresas de manufatura fazem, no entanto, é empreender em soluções milagrosas que prometem um trabalho supostamente eficiente o bastante para atender aos três fatores problemáticos em simultâneo.

Isso nunca dá certo.

Os grandes especialistas como o guru das estratégias para indústria Michael Porter atestam que quando o movimento é em direção ao aumento de produtividade são, de fato, esses três fatores a serem trabalhados.

Porém, cada um desses fatores, quando bem trabalhado, traz uma vantagem competitiva diferente para a empresa, por isso tentar manejá-los de uma vez só já numa medida inicial, quando a produtividade ainda é um problema, apenas desencadeará mais problemas.

 

Foco no fator de competitividade que melhor se encaixa às atuais capacidades da sua empresa.

 

E assim que você trabalhar com o primeiro, naturalmente os demais também serão desenvolvidos e a empresa evolui na sua totalidade, sem que o quadro de funcionários seja prejudicado.

Só que para isso, você vai ter que desenvolver maior visão do seu negócio e capacidade de gerar inventários apurados a fim de estar certo sobre as reais condições da sua empresa.

Isso se obtém com um sistema de gestão que ofereça as ferramentas adequadas aos seus empreendimentos. Exatamente o que você encontra no VIASOFT KORP, melhor ERP para empresas de manufatura.

Conheça agora, acesse o site do VIASOFT KORP.

Ou fale com um dos nossos especialistas, solicitando nosso ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Sistema de Gestão

4 razões para mudar seu sistema de gestão para uma solução Viasoft

Seu atual sistema de gestão não acompanha mais os processos da sua empresa? Considera trocar de software para ter um melhor rendimento? A primeira coisa a lembrar na...

Continue Lendo

Chega ao fim a primeira edição do Viasoft Connect

Sucesso de público e de negócios, a primeira edição do Viasoft Connect chegou ao fim na noite desta terça-feira (10/09). Após a palestra do consultor Max Gehringer, o...

Continue Lendo

Max Gehringer traz insights sobre impactos da tecnologia no ambiente de trabalho

Para empreender, inovar ou ser parte da economia e do mercado de trabalho, a palavra é só uma: estudo.   Entre todas as mudanças trazidas pela tecnologia, aquelas que...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.