Com a agilidade e a liquidez das informações, onde tudo corre muito rápido por diversos canais, além da prevenção de acidentes e doenças causadas pela rotina laboral, as empresas precisam se preocupar também com o fenômeno das fake news, que podem afetar o bem-estar dos colaboradores e até mesmo causar danos à imagem da empresa.
Quando a empresa não possui um canal centralizado para realizar a sua comunicação interna, específico para esse propósito, é normal que grande parte dessa troca de informações seja feita por WhatsApp ou até mesmo Instagram, é inevitável que informações errôneas ou até mesmo fofocas acabem se espalhando pelos corredores.
Isso gera não somente um ambiente negativo, que mina a produtividade, mas também incide diretamente na cultura organizacional que prejudica seus colaboradores. Por isso, é essencial investir em tecnologia para sanar esse problema!
Preocupação não basta, é preciso agir
Um estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) revela que, por mais que 85% dos executivos estejam inquietos com a propagação de fake news, apenas 20% conseguem dimensionar e administrar os efeitos das notícias falsas em suas empresas.
Isso significa que muitos dos executivos não percebem as fake news como um problema real, com riscos que podem levar a consequências sérias para todos os colaboradores, e dessa forma, não pensam de uma forma estratégia para evitar este problema antes que ele aconteça.
Essa é uma realidade que precisa ser considerada nos esforços táticos dos gestores de pessoas dentro das empresas. Utilizar ferramentas que possam minar a criação e o compartilhamento de fake news, mais do que um diferencial, é uma necessidade que otimiza o fluxo de trabalho e aumenta a produtividade.
Invista em uma solução especializada
Ter um canal específico para a comunicação interna da sua empresa, que seja feito para esse propósito e estimule a troca de informações de forma mais rápida, honesta e verídica entre todos os colaboradores é essencial para acabar de uma vez com a fake news nos corredores da empresa.
Com uma plataforma especializada na gestão de desempenho e engajamento, é possível otimizar as práticas de RH e descentralizar a troca de informações, o que otimiza a comunicação interna e reduz a propagação de fake news por outras redes.
Ou seja, além de investir em estratégias dentro da rotina organizacional, investir na ferramenta certa para estimular uma comunicação interna mais verídica e otimizada é essencial para evitar o problema das fake news antes que ele aconteça.
Pensando nas estratégias mais assertivas do mercado, elaboramos um material exclusivo para que você otimize seus resultados e consiga implementar soluções com alto potencial de sucesso. Baixe agora mesmo e conheça 6 práticas que eliminam fake news da sua empresa!
O Nela é a plataforma para empresas de alta performance
Implemente uma plataforma completa com as melhores práticas de gestão que vão automatizar processos, otimizar a troca de informações e melhorar todas as práticas de RH para que a gestão de desempenho evolua cada vez mais.
Com o Nela você tem uma gama de funcionalidades únicas que fazem a sua equipe atingir o máximo potencial dentro da sua empresa. Entre em contato agora mesmo e saiba como revolucionar sua gestão de pessoas com a ferramenta certa!