Utilizar meios não oficiais para a comunicação de uma empresa é um problema em potencial. Um problema dos grandes: quando utilizamos Whatsapp, Skype, Telegram ou qualquer outra plataforma que não foi feita especificamente para a comunicação interna de uma empresa corremos o risco de acabar com transtornos, processos trabalhistas, vazamento de informações da empresa e, ainda, todo o conhecimento presente nessas mensagens, como resolução de problemas da empresa, ficam privadas e não podem ser utilizadas no futuro caso o colaborador que detinha o conhecimento saia da empresa.
Nas plataformas não oficiais não existe controle
Assim sendo, os problemas podem chegar de diferentes formas e tomar diferentes proporções: em grupos de trabalho no WhatsApp, por exemplo, grandes conflitos podem acontecer, mas não será possível acessar essas informações e fazer com que a empresa tenha as rédeas da situação. A comunicação, quando feita fora do horário de trabalho nesses grupos ou entre colaboradores e que tratam de trabalho, também rendem problemas: há o risco de a empresa ser processada por não reconhecer a “hora-extra” desses colaboradores. Entre outras tantas situações que podem acontecer nesse território inacessível e incontrolável pela empresa.
Independente de qual seja a cultura, o nível de instrução e inteligência emocional dos colaboradores, nunca é uma boa ideia deixar a resolução de problemas, debates e conflitos profissionais num “território sem leis”.
Não só as proporções podem se tornar imensas e parar nos tribunais, como é um risco totalmente desnecessário. Afinal, estamos em 2019, não é? Correr riscos no universo corporativo só é necessário no empreendedorismo e em decisões estratégicas, quando se trata de comunicação interna e bem-estar dos colabores o risco pode ser perfeitamente amenizável e, inclusive, anulado.
Torne a comunicação uma ferramenta, não uma ameaça
E isso é possível investindo num canal de comunicação único e construído especificamente para empresas, visando o bem-estar dela – da empresa – e dos colaboradores.
O VIASOFT TALENTRH tem como missão facilitar e otimizar a rotina das empresas quando se trata de Gestão de Pessoas. A comunicação é a base de tudo e, por isso, o VIASOFT TALENTRH oferece um canal de comunicação adequado ao universo corporativo: a Rede Social Corporativa Nela.
A rede social Nela transforma a comunicação interna das empresas em ferramenta não só de gestão, como de diferencial e potencializadora do bem-estar dos colaboradores e, inclusive, da comunicação entre empresa e colaboradores e vice-versa. Ela funciona basicamente como uma rede social “comum” – como o Facebook por exemplo –, mas com funcionalidades específicas para tornar a Gestão de Pessoas das empresas muito mais eficaz.
Ela centraliza o fluxo de informações, dispensando o uso de grupos de WhatsApp incontroláveis e inacessíveis. Isso evita conflitos, situações embaraçosas e anula os riscos de processos por conta dos fatores supracitados.
Imagine só: toda a empresa se comunica por um único meio, isso significa uma otimização imensurável em produtividade e problemas que ocorrem por falta de informações. Além disso, a rede social corporativa Nela, permite a disseminação de informações em larga escala e em tempo real, isso permite compartilhar e registrar conhecimento e propagar avisos e recados da empresa com agilidade.
Quer saber mais sobre o VIASOFT TALENTRH e a rede social corporativa Nela? Acesse o site ou solicite o contato e/ou demonstração de um de nossos especialistas em Gestão de Pessoas, nós ligamos para você!