Controle biológico: No campo do futuro o grande insumo é a inteligência.

“Controle biológico é um fenômeno que acontece espontaneamente na natureza e consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais. É uma estratégia que o homem vem utilizando há muito tempo para o controle de patógenos, pragas e ervas daninhas.” Em pouco mais de 40 anos, o Brasil aumentou em 86% a área plantada, mas […]

Agronegócio , Viasoft |
Por

“Controle biológico é um fenômeno que acontece espontaneamente na natureza e consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais. É uma estratégia que o homem vem utilizando há muito tempo para o controle de patógenos, pragas e ervas daninhas.”

Em pouco mais de 40 anos, o Brasil aumentou em 86% a área plantada, mas a produção subiu muito mais: 512%.  Temos condição de elevar ainda mais no futuro, porém,  o que deve fazer um país que depende muito da agricultura num contexto em que o meio ambiente está mudando completamente com as alterações climáticas?

Quando se projeta o cenário do IPCC (Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas)  da ONU da pra ver o perigo. No melhor cenário nas próximas décadas grande parte do brasil terá 200 dias de calor por ano e no pior cenário chega a 300 dias. As consequências são assustadoras, uma delas são as pragas.

____________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

_______________________________________________

Controle biológico

Muitas batalhas são travadas no interior das lavouras, insetos comem plantas, fungos atacam insetos, insetos devoram insetos, disputas às vezes microscópicas e naturais em um ambiente em equilíbrio. O problema é que na maioria dos cultivos esse equilíbrio foi perdido pelo plantio de uma mesma cultura em áreas muito extensas e o uso de produtos químicos em excesso.

Claro que o Brasil tem uma das maiores áreas plantadas do mundo e um clima que favorece cultivos o ano todo. Foi nesse cenário que em 2013 surgiu uma nova praga para desafiar os agricultores: a lagarta “helicoverpa armígera” devorava lavouras de soja, milho e algodão.

Com a dificuldade de aprovação de produtos químicos o agricultor de abriu para uma nova alternativa: o controle biológico. Foi um marco importante. Recriando a batalha travada na natureza nascem novas tecnologias para o controle biológico, é o caso do percevejo marrom da soja.

Do laboratório para o campo

O Brasil tem 61 biofábricas produzindo inimigos naturais para o uso no campo. É um mercado de milhões de dólares. As lavouras brasileiras se estendem por mais de 70 de milhões de hectares, um mercado enorme e desafiador. Segundo o ministro da agricultura o Brasil tem cerca de 170 produtos biológicos registrados, em 2010 eram apenas 21.

O interesse dos agricultores está crescendo, mas ainda há muito o que avançar. De todo o mercado de defensivos biológicos, a América Latina representa 13%. A Europa detém a maior parcela: 30%.

Até pouco tempo para controlar pragas e doenças só se utilizava produtos químicos. O sonho de recuperar o equilíbrio da natureza é difícil em cultivos tão extensivos, mas com monitoramento constante e tratamentos preventivos pelo menos é possível reduzir a quantidade de produtos químicos.

Conhecer melhor todo o processo, entender as necessidades, ajustar o planejamento pela demanda. A utilização de ferramentas que facilitem o controle e funcionamento  do processo de plantio, controle de pragas de forma automática, Esses recursos são excelentes para fazendas  que se  preocupam em apresentar o resultado no final de cada safra.

Conheça o VIASOFT AGROTITAN, um software específico  faz com que o processo fique mais simples e o processo de gestão  seja otimizado.  Quer saber mais ?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Ou, se preferir, ligamos para você!

.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!