Muitos mercados cresceram durante o período pandêmico que começou em 2020, e é possível dizer que a quarentena mexeu muito com o comportamento do consumidor brasileiro, que agora começa a pesquisar mais antes de decidir onde comprar.
Para que o varejo supermercadista consiga elaborar estratégias mais assertivas que encantem os clientes, é necessário compreender as tendências que são previstas para o ano que vem, e é sobre isso que vamos falar hoje!
Tipos de comportamento do consumidor
Atualmente, a população jovem é mais propensa a comprar online, e possuem um traço de impulso na hora de fechar negócio. Por exemplo, um fenômeno interessante, é que essa geração espera gastar mais em seis meses do que gastam hoje.
Por terem mais facilidade em selecionar diversas marcas e serviços na hora de pesquisar, essa geração não possui dificuldade na hora de trocar de serviço e produto, diferente das gerações mais antigas que possuem uma fidelidade com a marca.
Isso revela que é necessário, cada vez mais, trabalhar na qualidade e agilidade para chamar a atenção desse público. Um trabalho automatizado e um atendimento assertivo podem, e serão, responsáveis por fidelizar esse novo perfil de consumidor.
Ainda, é possível identificar um grupo consciente em meio aos brasileiros, sendo caracterizado por aqueles que levam a segurança e a saúde como prioridade. Basicamente, essas pessoas procuram soluções seguras, que tragam estabilidade e saúde para sua vida, o que demonstra um perfil com alto potencial de fidelização.
Em suma, é possível perceber que o varejo precisa de estratégias mais assertivas, que, através da otimização de serviços, seja capaz de atender às necessidades de clientes com diversos tipos de comportamento no ambiente de consumo.
Gerações de consumidores: como se adaptar a todos os comportamentos?
No momento atual, é possível mapear quatro gerações de possíveis clientes com base no ano de nascimento destes. Esse tipo de informação deve ser considerada em sua totalidade, pois são as gerações que acabaram de ingressar no mercado de trabalho ou que ainda estão trabalhando.
São elas:
Baby Boomers, nascidos entre 1940 e 1960.
Geração X, nascidos entre 1960 e 1980.
Millennials (ou Geração Y), nascidos entre 1980 e 1195.
Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010.
Considerar os tipos de consumidores com base em sua geração é o que vai tornar a sua estratégia mais assertiva, por isso, mapear bem o público consumidor é o primeiro passo para se adaptar às novas tendências do mercado para 2022.
Por exemplo, os Baby Boomers e a Geração X possuem mais chance de se relacionar com serviços fora do ambiente digital, e prezam por marcas consagradas no mercado. Nesse sentido, para esses consumidores investir na otimização do espaço físico do supermercado na assertividade do atendimento é essencial.
Já os Millennials e a Geração Z são os que se preocupam, de certa forma, com a sustentabilidade e a origem dos produtos consumidos, e ainda, possuem uma inclinação e facilidade de comprar dentro do ambiente digital. Oferece automatização, agilidade e eficiência, além de um excelente pós-venda, podem ser práticas aplicadas para fidelizar estes clientes.
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É possível perceber que os comportamentos dos consumidores apresentam muitas distinções, e para o novo ano que está chegando, o varejo vai precisar não somente de uma gestão eficaz, mas também, da constante análise de dados para direcionar esforços e atingir resultados mais expressivos.
Com a ferramenta certa é possível elaborar táticas mais assertivas e analisar o seu negócio como um todo, mapeando custos a serem cortados e melhorias a serem implementadas para fidelizar cada vez mais clientes.
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