Como fazer promoções que realmente façam a diferença?

Até adivinhar a gravidez de clientes tem sido recorrente para saber como fazer promoções de sucesso. Para saber como fazer promoções que funcionam há uma coisa que você precisa antes de tudo: conhecer bem os seus clientes. Só conhecendo o público-alvo, é possível determinar o que pode gerar grande volume de vendas. Daí por diante, […]

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Até adivinhar a gravidez de clientes tem sido recorrente para saber como fazer promoções de sucesso.

Para saber como fazer promoções que funcionam há uma coisa que você precisa antes de tudo: conhecer bem os seus clientes. Só conhecendo o público-alvo, é possível determinar o que pode gerar grande volume de vendas. Daí por diante, é o quanto você conhece seu cliente que define o tamanho do sucesso das suas promoções.

Para saber como fazer promoções de sucesso tem que realmente conhecer o cliente. Veja esse exemplo.

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Como fazer promoções

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Como você já deve imaginar, quem domina a arte de como fazer promoções de sucesso são as grandes varejistas dos Estados Unidos, que inclusive, são quem lançam e consolidam modelos de vendas para todo o mundo.

A Target, segunda maior rede de lojas de departamento dos Estados Unidos, foi uma das varejistas pioneiras em fazer uso inteligente das informações particulares e até detalhes pessoais que os clientes compartilham com as lojas quando interagem com o ambiente de vendas no momento da compra.

Esse pioneirismo acabou gerando uma situação inusitada que, de certa forma, serve de inspiração para todos que buscam tornar possível o real conhecimento dos padrões de consumo dos clientes e saber como fazer promoções melhores.

A Target realmente elevou a arte de estudar os detalhes dos hábitos de consumo dos clientes, mantendo uma equipe de especialistas para descobrir o que os consumidores mais gostam, o que mais precisam e, diante disso, quais cupons de promoção os deixam mais felizes.

Foi assim que a Target descobriu a gravidez de uma adolescente que comprava nas suas lojas e, inclusive anunciou a novidade para a sua família antes mesmo da jovem. Examinando os hábitos de consumo dessa cliente, os mecanismos de análise da empresa identificaram um padrão de compras de produtos que estavam dentro de uma relação que geralmente, era direcionada a clientes grávidas, como loções sem fragrância, suplementos de cálcio e, claro, testes de gravidez.

Para quem comprava esses tipos de produtos a Target começou a enviar por correio cupons de promoção com descontos em itens para bebês e maternidade. E depois de algum tempo um pai furioso apareceu em uma das lojas declarando que eles não podiam enviar aquele tipo de descontos para sua filha, afinal ela ainda estava no colégio, e aquilo era um inventivo à gravidez precoce.

Então para saber como fazer promoções você precisa saber tanto sobre o seu cliente a ponto de estar ciente até de quando suas clientes estão grávidas?

 

Não necessariamente, mas essa história serve para mostrar que existem meios para você conhecer muito bem o seu cliente em cada etapa da sua vida, a fim de saber o que oferecer em cada altura. Isso é muito válido para clientes que estão se mudando de casa, receberam uma promoção no emprego, foram diagnosticados com alguma intolerância alimentar e por isso pararam de consumir determinados itens e, assim por diante.

Para saber como fazer promoções de sucesso você precisa identificar os padrões de consumo dos clientes.

E para isso você não precisa de uma equipe de especialistas e analistas como a Target nos Estados Unidos. Como essa prática foi implementada de forma muito incisiva no varejo em todo o mundo, tecnologias foram desenvolvidas para esse tipo de análise de forma simples, segura e assertiva.

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