Os relatórios agrícolas são ferramentas essenciais para o consultor, afinal, é através dos indicadores analisados que é possível acompanhar a gestão financeira da fazenda e da safra com mais eficiência.
Com esses dados em mãos, consultor e produtor tomam decisões mais assertivas, uma vez que os indicadores revelam pontos fortes e fracos da produção e apresentam insights valiosos de como torná-la mais rentável.
Principais indicadores a serem enviados
Dentro de um relatório é necessário que haja uma análise interativa das métricas estabelecidas junto ao produtor rural para avaliar as informações importantes acerca da safra e outras questões.
Isso quer dizer que além de percentuais de safra colhida, é necessário que o produtor possa analisar indicadores como:
Produtividade
Os indicadores de produtividade relacionam a produção com o tamanho da área, e podem ser expressados em sacas ou hectares. Basicamente, quanto maior é a produção em relação à área, maior é a produtividade.
Ainda, esse indicador pode ser expressado através da produtividade geral da safra, ou de forma específica por cultura, talhão, cultivo, período de plantio, etc.
Rentabilidade
Importante para fornecer um prévio diagnóstico acerca da saúde financeira da produção, os indicadores de rentabilidade relacionam despesas com receitas, e pode ser expresso em um percentual.
Claro, se o resultado desse percentual se apresentar negativo, a safra deu prejuízo. E assim como a produtividade, esses indicadores também podem ser filtrados por cultura, talhão, cultivo, período de plantio, etc.
Atividades e colheita
Por fim, os relatórios devem acompanhar o status de cada fase da produção, como o percentual da área que foi semeada, que recebeu fertilizantes e defensivos e da área que foi colhida.
Assim, é possível fazer previsões e estabelecer estratégias caso algum dado esteja em desacordo com o que havia sido previamente planejado.
Relatórios fáceis, ágeis e efetivos
Contar com um software de gestão especializado é o grande diferencial de uma gestão agrícola mais efetiva e voltada para resultados expressivos, uma vez que a automatização comercial reflete diretamente na otimização da produção do seu cliente.
Isso quer dizer que, falando de envio de relatórios ao produtor, também estamos falando de uma gestão de relacionamento que prioriza a resolutividade de problemas e o foco no que o produtor precisa: soluções fáceis e rápidas.
Isso quer dizer que um canal de relacionamento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, é o diferencial chave para automatizar o envio de relatórios, solicitações de visitas, romaneios e entre tantas outras funções que potencializam a produção do seu cliente todos os dias.
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