Você conhece os custos da ociosidade no armazém de grãos?

O armazém de grãos requer muito controle e precisão nas informações, ou seja, dominar e entender o custo da ociosidade é uma parte da rotina.

Agronegócio , Viasoft |
Por

Gerir um armazém de grãos de forma otimizada e eficiente requer muito controle e precisão nas informações, ou seja, dominar e entender o custo da ociosidade é parte de uma rotina otimizada e focada na melhoria dos resultados.
O gerenciamento desses custos é um fator extremamente importante dentro de uma gestão eficiente: por exemplo, ativos ociosos podem gerar um prejuízo de até 54,56% de todos os custos, ou seja, R$4.741.200,00 no período da safra.
Controlar a ociosidade de ativos é a grande diferença entre uma gestão de sucesso ou não, e hoje você vai conhecer tudo sobre esse valor e como otimizar suas estratégias para contê-lo.
 

 

Por que é tão importante controlar o custo de ociosidade?

 
Basicamente, o custo de ociosidade pode ser definido como a diferença entre a produção real e o que seria possível produzir com toda a capacidade. Isso revela quanto o armazém deixa de faturar devido à ações internas ou externas e processos ociosos.
Esse número pode ser percebido como uma espécie de desperdício invisível, onde os recursos não utilizados não constroem algo valoroso, além de serem onerosos. Assim, é possível elencar como principais motivos para se gerar um custo de ociosidade:
Falta de planejamento carga/descarga;
Demanda insuficiente;
Atrasos na entrega do produtor;
Quebra de maquinário;
Perda de colaboradores, etc.
Compreender essas causas é importante para que o gestor possa reduzir a ociosidade estabelecendo uma harmonia entre demanda, ocupação de equipamentos e mão de obra, o que possibilita uma produtividade mais efetiva.
 

Quais os tipos de custos de ociosidade no armazém de grãos?

 
Quando a gestão é guiada por processos manuais e imprecisos, é muito comum que gestores não achem alternativas para controlar o custo de ociosidade, e como a devida atenção não é dada, a operação como um todo corre um risco.
Nesse sentido, por haver falta de informação, não é possível identificar o tipo de custo ocioso que necessita atenção. Por isso, elencamos três possibilidades que devem ter a atenção dos gestores.
Manutenção: É um tipo de custo que diz respeito aos fatores externos que, muitas vezes, estão fora do controle do gestor, como a interrupção de energia, por exemplo. Esse é um dado importante para que o negócio possa se preparar e investir em soluções de forma assertiva.
Operação: A ociosidade de operação se refere ao que acontece durante o dia a dia do armazém de grãos, como deslocamento de colaboradores, alimentação, conexão, entre outros.
Mão de obra: Dentro do processo de expedição, a unidade mobiliza uma equipe que possui um custo altamente elevado.
 

Como reduzir os custos de ociosidade?

 
Por meio do monitoramento contínuo de processos, os gestores podem adotar outras ações que podem diminuir esse custo de acordo com cada situação. Por isso, contar com ferramentas precisas e otimizadas é um grande diferencial para uma gestão eficiente.
Sendo assim, é possível sugerir como possíveis práticas a serem realizadas:
 

Planeje a manutenção, a safra e a movimentação de cargas

 
Equipamento parado é sinônimo de colaborador ocioso, por isso, planejar a manutenção de forma a conciliar a manutenção com folgas, férias e/ou feriados, o que elimina a possibilidade de tempo ocioso por parte do colaborador.
Ainda, para que o armazém de grãos preste um serviço otimizado e assertivo, é recomendado a realização de manutenções preventivas tanto de circuitos elétricos (limpar, substituir e verificar os circuitos a fim de evitar falhas), quanto da estrutura física (reparar rachaduras, pontos de infiltração e limpar as fossas de drenagem, por exemplo).
Por fim, é preciso planejar de que forma as cargas serão movimentadas para transportar os insumos sem interferências e, consequentemente, sem perdas maiores: definir os horários de carregamento, quantidade de veículos por hora, previsão de chegada e controle de filas, todas essas estratégias resultam em um processo mais otimizado.
Nesse sentido, contar com o auxílio de uma ferramenta especializada é a chave para o sucesso das suas estratégias. Com um software orientado às melhores práticas de gestão é possível realizar um controle efetivo da produtividade do seu armazém de grãos e controlar com eficiência os custos de ociosidade.
 

Viasoft Agrotitan: O software certo para gerenciar os custos do armazém de grãos!

 
Desenvolvido por profissionais que entendem de verdade o que você precisa, o Viasoft Agrotitan é a ferramenta mais completa para gestores que desejam revolucionar sua atuação no agronegócio.
Acesse funcionalidades únicas, projetadas especialmente para que você tenha mais eficiência em cada rotina dentro da gestão do armazém de grãos. Planeje com mais assertividade, tome decisões com mais certeza e tenha resultados expressivos. Conheça o Viasoft Agrotitan.
 
ociosidade

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!