Allan Costa afirma que é preciso desviar das “receitas infalíveis” – a espuma – para descobrir o que realmente funciona dentro de uma empresa.
Um dos assuntos mais abordados pelos palestrantes no Viasoft Connect 2019 foi a importância da construção e consistência da cultura organizacional para o desenvolvimento de qualquer empresa.
Uma empresa só é capaz de evoluir quando todos os seus aspectos são tratados com a importância devida. E quando o assunto são pessoas a preocupação deve ser dobrada. Isso porque as pessoas, a cultura, são a única coisa de uma empresa que não pode ser copiada.
Valorização de iniciativas
O assunto foi muito bem explorado e demonstrado pelo Allan Costa, CEO da Celepar e co-fundador da AAA Inovação, que em sua palestra “Como desenvolver uma cultura empreendedora no âmbito de organizações já estabelecidas”, falou sobre a importância de valorizar as iniciativas, não apenas os acertos. Atitudes como essa moldam a cultura da empresa e desenvolvem os colaboradores, fortalecendo o negócio e fomentando a capacidade inovativa.
A cultura não pode ser reproduzida fora da empresa
Tecnologia, processos, produtos: tudo isso pode, de uma forma ou outra, ser copiado. Menos a cultura organizacional, ela é o principal combustível e o verdadeiro diferencial da empresa. Allan Costa também afirma que tecnologia já não é diferencial há muito tempo: é commodity. O diferencial está nas pessoas que constroem a movem a empresa.
E sobre “ambiente” não é necessariamente de infraestrutura. Não são puffs, escorregadores ou videogames nos escritórios. Isso, é claro, não faz mal, mas é sobre a convivência diária e as relações humanas. “As pessoas não se preocupam com o que você fala, mas sim com o que você faz”, afirmou Allan Costa. É por isso que, no caso dos ambientes corporativos, o que importa é como os líderes e colaboradores se relacionam, não qual discurso fazem sobre o trabalho.
Portanto, a solidez da cultura organizacional está diretamente ligada à capacidade inovativa das empresas por ser quem sustenta e desenvolve a saúde das relações humanas e quem promove o alinhamento dos objetivos da empresa às expectativas dos colaboradores. Além de permitir que os colaboradores tenham a chance de se desenvolverem individualmente ou em time.
O Viasoft Connect 2019 reuniu 4250 pessoas em Curitiba, no Teatro Positivo e Expo Unimed, em dois dias de muitas experiências e uma energia incrível. Foram mais de 90 palestras e 100 horas de conteúdo. Foi fantástico!
E em 2020 tem mais: você não está vendo, mas o Viasoft Connect 2020 já está acontecendo! Serão ainda mais pessoas conectadas, compartilhando conteúdos incríveis e vivendo experiências únicas celebradas com chopps, música e muitos negócios ao final do dia. Tudo isso em Curitiba, uma Smart City, que é uma atração à parte. Não perca nenhuma novidade, garanta que você estará lá para experienciar o Viasoft Connect 2020! Nos acompanhe nas redes sociais: