TRR: como aplicativos mobile otimizam e potencializam as vendas

A rotina de um TRR, assim como das distribuidoras de combustíveis, pode ser marcada por contínuos problemas relacionados à logística e às vendas externas. Porque, de modo geral, esse ramo depende exclusivamente do transporte para funcionar. Contudo, a realidade encontrada em muitas dessas empresas apresenta uma logística negligenciada que adota práticas tradicionais, já ultrapassadas, em […]

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A rotina de um TRR, assim como das distribuidoras de combustíveis, pode ser marcada por contínuos problemas relacionados à logística e às vendas externas.

Porque, de modo geral, esse ramo depende exclusivamente do transporte para funcionar. Contudo, a realidade encontrada em muitas dessas empresas apresenta uma logística negligenciada que adota práticas tradicionais, já ultrapassadas, em seus processos.

Erros no itinerário, entregas não efetuadas, extravios ou duplo preenchimento de notas fiscais e cobrança de valores errados são alguns dos contratempos que tornam o serviço dos TRRs e das distribuidoras ineficiente e menos eficaz, pois geram retrabalho e desgaste junto ao consumidor.

 

Logística ineficiente reflete em perda de mercado

Muito além do constrangimento causado por uma entrega esquecida, os erros cometidos podem afetar a imagem de um TRR e a sua relação com os clientes, que passam a questionar a seriedade, o profissionalismo e o comprometimento da marca.

Cada vez mais, os consumidores adquirem um nível de exigência e uma postura crítica maiores. Por isso, essas características do consumidor devem ser assimiladas por empresas de todos os setores e transformadas em soluções que inovem a experiência do cliente com o seu negócio.

Remediar erros não é eficaz para a empresa

Chegar ao ponto de ter que realizar ligações telefônicas da equipe da TRR ao comprador expondo justificativas sobre um determinado erro e, ainda, apresentando promessas de que o problema não voltará a ocorrer, deve ser um recurso evitado ao máximo, pois, além de embaraçosas, tais ligações muitas vezes não são suficientes para restabelecer uma relação de confiança e respeito.

A recorrência desse tipo de situação tende a gerar uma perda de credibilidade e, consequentemente, de autoridade do TRR no mercado, o que, a longo e a médio prazos, passa a ser percebido através da redução de clientes em potencial e, inclusive, da perda de clientes já fidelizados.

Atualizar-se é se manter relevante

Nos tempos atuais, além de contarem com a tradicional busca de referências através de conversas com clientes de uma determinada marca, os consumidores têm disponíveis para si diversas ferramentas digitais que possibilitam averiguar a reputação dela.

Essa verificação de reputação está ainda mais presente nos casos em que o consumidor é um empresário que necessita do fornecimento de produtos, já que a contratação de um fornecedor com baixa reputação em suas entregas representa um risco para a manutenção das operações de seu negócio.

Desse modo, qualquer empresa que atue no ramo de distribuição ou fornecimento deve atentar-se para as soluções disponíveis no mercado que agilizam processos e mantém maior controle sobre toda a logística.

No entanto, empresas que insistem em manter práticas tradicionais passam a assumir riscos como o de perda de competitividade no mercado e, inclusive, perda de relevância em sua área de atuação.

Práticas tradicionais geram custos ao TRR

Além dos desafetos com clientes, é evidente que problemas ligados às vendas externas que não funcionam adequadamente também refletem em menor lucratividade em um TRR.

Uma entrega que acabou não sendo feita, por exemplo, desencadeia uma série de ações que geram estresse, retrabalho, redução da produtividade e gastos operacionais:

O cliente, irritado, liga reclamando do prazo não cumprido; a equipe de logística do TRR entra em contato com o motorista e ambos discutem na tentativa de apontar um culpado; o motorista, que já estava distante do local de entrega, precisa alterar o seu trajeto, prejudicando as entregas já programadas e elevando os custos previamente estabelecidos.

Enfim, são inúmeros os desdobramentos negativos que situações comuns no cotidiano de muitas TRRs provocam.

Outra situação que também deve ser visualizada é a parte fiscal. TRRs que mantêm preenchimento manual de pedidos, ordens de serviço e notas fiscais, ou que utilizam softwares com recursos limitados para essas tarefas, deparam-se frequentemente com contratempos na hora de fechar relatórios fiscais dentro dos prazos estabelecidos.

O motorista que não tem acesso a um histórico de relacionamento com clientes, que não possui informações detalhadas de rotas, contatos e listas de pedidos encontra dificuldades na execução das entregas.

Além disso, notas fiscais preenchidas em papel no momento da entrega podem ser extraviadas ou danificadas durante o trajeto, ou ainda pior: é possível que os preços praticados estejam desatualizados.

Já as notas fiscais que são preenchidas à distância, através de ligações telefônicas do motorista para a equipe comercial do TRR, incorrem no risco de serem preenchidas incorretamente e não possibilitam o acesso destas ao vendedor externo para eventuais consultas.

 

Uso de tecnologia é indispensável no mercado atual

Hoje, mais do que nunca, o mundo passa por uma verdadeira revolução digital que atinge todos os setores da economia, exigindo novas práticas que estejam a contento das demandas da nossa era.

Assim, qualquer empresa que pretende se manter relevante e competitiva diante das exigências de consumo do mercado hoje deve estar comprometida com a sua atualização por meio de inovações tecnológicas de gestão e de relacionamento com clientes.

Todos os cenários de problemas levantados aqui, decorrem da falta de investimentos em soluções inteligentes que sejam capazes de agilizar processos, potencializar a produtividade e facilitar a tomada de decisões.

Dessa forma, a manutenção de rotinas tradicionais de trabalho, sem o auxílio de inovações, traduz-se como uma negligência do TRR com o seu propósito de mercado.

Erros ordinários de TRRs, tais como o preenchimento incorreto de notas fiscais ou o esquecimento de uma entrega, não são mais admissíveis e, por isso, soluções tecnológicas especializadas no setor de combustíveis são fortes aliadas no aperfeiçoamento das práticas de gestão e na geração de resultados.

 

Redução de conflitos através de Vendas Mobile

Seguramente, uma das soluções que apresenta os melhores resultados para empresas de distribuição é a aquisição de aplicativos de vendas mobile. Além de permitirem o registro de todos os pedidos de forma digital e on-line, também possibilitam o registro de notas fiscais com maior controle e segurança.

Ao invés de um vendedor externo ter que realizar diversos contatos com a equipe de logística e com a equipe comercial para garantir o cumprimento de uma entrega, com um aplicativo de vendas que funcione em seu celular ou tablet, ele consegue verificar todas as informações necessárias de modo detalhado.

Além disso, na hora de emitir a nota fiscal, aplicativos desse gênero extinguem problemas de extravios, danificação ou preenchimentos errôneos.

Foi pensando nisso que a VIASOFT desenvolveu o aplicativo de Vendas Mobile do VIASOFT PETROSHOW, software especializado no setor de combustíveis destinado aos TRRs e às Distribuidoras.

 

O que é o VIASOFT PETROSHOW

Diferenciando-se das demais soluções disponíveis no mercado, o VIASOFT PETROSHOW é o único software do país especializado no setor de combustíveis, desenvolvido a partir de demandas reais do setor, apresentadas por empresários e funcionários de TRRs, distribuidoras e postos.

Assim, por não ser generalista ou adaptado de um software de gestão comum, o VIASOFT PETROSHOW consegue oferecer aos seus usuários a solução mais completa do mercado para a gestão de todos os processos de funcionamento do negócio, inclusive o de vendas externas.

Conheça o aplicativo de Vendas Mobile do VIASOFT PETROSHOW

O aplicativo de Vendas Mobile do PETROSHOW automatiza e potencializa as vendas externas dos TRRs e distribuidoras através de um sistema inteligente que pode ser acessado por smartphones e tablets.

Dessa maneira, as vendas externas passam a ser executadas com maior segurança e agilidade, a partir de uma logística totalmente integrada, o que promove com competência a credibilidade que a sua empresa necessita.

Segurança e agilidade

O aplicativo de Vendas Mobile dispensa a necessidade do uso de papéis para o registro de pedidos, de ordens de serviço e de notas fiscais.

Como todos as vendas são realizadas online, não há a necessidade de deixar um funcionário responsável só por organizar toda aquela papelada de pedidos que serão entregues aos motoristas.

Pelo contrário, tudo fica organizado no sistema e pode ser facilmente acessado por quem precisar, a qualquer tempo e de forma imediata.

Acrescenta-se a isso, a possibilidade da emissão de notas de forma muito mais segura e ágil do que quando preenchidas manualmente em papel ou remotamente através de telefone.

Mesmo que o vendedor não disponha de conexão com a internet no momento da entrega, o aplicativo registra a venda e, assim que houver conexão, o processo é registrado de forma automática, o que significa eliminar de vez o retrabalho na inclusão de vendas e garantir maior controle ao TRR.

Enfim, relatórios fiscais são processados de modo mais simples e ágil para atender às demandas do fisco, deixando tudo em dia.

Garantia de melhor preço de venda

Como há uma variação constante de preços nos combustíveis, comumente os vendedores acabam negociando valores abaixo da margem de vendas dos TRRs.

Contudo, através das Vendas Mobile do PETROSHOW, os vendedores externos têm acesso aos valores sempre atualizados, o que permite realizar o cálculo correto do preço a ser praticado.

Dessa maneira, há maior tranquilidade em relação às vendas e lucratividade.

Eficiência nas entregas

Com a utilização do aplicativo de Vendas Mobile do PETROSHOW, os TRRs driblam os impasses ocasionados pelo esquecimento de entregas ou entregas erradas.

Já que, através de seu smartphone ou tablet, os motoristas têm acesso a todas as informações necessárias de forma precisa, para que evitem equívocos na hora de entregar o seu produto.

O aplicativo da PETROSHOW detalha ao motorista para onde ele vai, quem é o cliente que será atendido, quando ele deve realizar a entrega e o que será entregue.

Desse modo, evita-se que o caminhão tenha que refazer trajetos ou que rode vários quilômetros a mais do que o previsto, não gerando novos custos com combustível e desgastes do veículo.

Quer saber o que o Petroshow pode fazer especificamente pelo seu negócio? Entre em contato conosco! Nós ligamos para você.

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