Cada vez mais as iniciativas sociais se tornam pautas essenciais dentro do varejo, e mais do que isso, atributos que fidelizam clientes e demonstram a importância da responsabilidade social dentro do varejo. Uma das campanhas que mais ganha notoriedade entre os supermercadistas é o troco solidário.
Para aderir os custos são baixos e o supermercado ainda conta com diversas vantagens, além de ter um diferencial único que importa para seus clientes. Hoje, vamos explicar quais os benefícios do troco solidário para o seu supermercado.
O que é o troco solidário?
É uma iniciativa que destina o troco dos clientes a ONGs que prestam assistência social na região do estabelecimento que adota a iniciativa. E para o troco solidário funcionar, o atendente do caixa só precisa perguntar ao consumidor se há a vontade de doar os centavos do troco para a instituição da sua região, e ao aceitar, a doação é registrada de forma automática no sistema.
O empresário pode escolher apenas uma instituição ou distribuir as doações entre várias entidades. Dessa forma, é possível contribuir de maneira mais efetiva, contemplando aquelas que mais precisam.
Como funciona o troco solidário?
Ele pode ser adotado por todos os estabelecimentos que lidam com o cliente: drogarias, lanchonetes, postos de combustíveis e principalmente os supermercados.
E para fazer a implementação, primeiro é preciso pesquisar as instituições que mais precisam de ajuda, e em um cenário ideal. seria interessante optar por ONGs que tenham afinidade com o seu segmento de negócio. Para supermercados, ajudar uma instituição que distribui refeições e/ou cestas básicas às pessoas carentes é uma boa ideia, por exemplo.
Depois, é importante considerar ter um sistema que possibilite fazer a separação desses valores e realizar a doação, para, enfim, apresentar a novidade para seus clientes. Crie sinalizações no PDV, use canais de comunicação e treine os colaboradores para que eles saibam explicar a iniciativa quando questionados por algum cliente.
Quais as vantagens?
Muitos benefícios, além do diferencial competitivo, podem ser citados, pois o troco solidário contribui diretamente para o bem-estar de toda a sociedade em que o seu negócio está inserido. Olha só:
Promoção do supermercado:
Como as instituições de caridade também marcam presença nas redes sociais, elas começam a divulgar a iniciativa da sua empresa. Além disso, as pessoas que têm afinidade com a causa podem ver a parceria com bons olhos, o que consolida sua marca e ajuda a conquistar mais clientes.
Fidelização dos consumidores:
Um dos atributos que fidelizam clientes é a preocupação com o viés social, como já comentamos aqui. Isso quer dizer que negócios comprometidos com o coletivo geram mais valor para a realidade onde estão inseridos, e isso se torna um grande diferencial competitivo que gera fidelização, pois seus clientes saberão que seu negócio faz diferença na sociedade.
Baixo custo para a empresa:
Muitas vezes implementar ações pode ter um custo alto, que tem impacto direto nas receitas do supermercado. O troco solidário tem um custo baixíssimo de implementação, e contando com um software especializado é possível deixar esse fluxo monetário mais automatizado.
Facilidade no troco:
O problema com o troco é uma questão antiga enfrentada por empresários do segmento de supermercados, visto que faltam moedas e notas de pequeno valor no mercado. Com o troco solidário essa é uma questão que tende a ser resolvida, já que o colaborador explica como o dinheiro vai ajudar quem precisa, e a tendência é que o cliente disponibilize o valor para doação.
Faça a diferença com Viasoft Viasuper
Com um software de gestão especializado dentro do seu supermercado você consegue elaborar estratégias mais assertivas, implementar melhorias únicas e sair na frente dos seus concorrentes com ações mais significativas.
Confie em quem sabe entender o que você faz, entre em contato e descubra tudo que o Viasoft Viasuper pode fazer para que você evolua mais.