A terceira fase do eSocial já começou.
E você precisa se atentar em alguns detalhes. As empresas que tiveram faturamento acima de 78 milhões em 2016, passaram, a partir do dia 08 de maio de 2018, a enviar as folhas de pagamento de todos os colaboradores, incluindo os pagamentos dos empregadores sócios, estagiários, entre outros.
Ou seja, todos os pagamentos dos trabalhadores passaram a ser centralizados em um único registro que será enviado até o dia 7 do mês subsequente.
O prazo para recolhimento do FGTS também é dia 7, ou seja, o ideal é enviar os pagamentos com o máximo de antecedência para garantir que as informações sejam devidamente processadas pelo o eSocial, e a partir daí, possa emitir a guia do FGTS e realizar o recolhimento.
Mas antes do envio desta fase, algumas informações precisam ser revisadas!
Antes de subir a carga da Folha – do eSocial (empresas enquadradas na 1º Etapa/Janeiro de 2018) faça a revisão destas ações obrigatórias:
1. Confira se todas as rescisões feitas entre 01/03 e 31/05 foram enviadas para a fase do eSocial (sendo que as de 01/03 a 30/04 sobem sem informação de valores, as demais levam as rubricas e valores);
2. Garanta que todos os colaboradores com contrato de experiência vigente foram avisados em relação ao vínculo, que deve ser por prazo determinado e a data de final do contrato, pois após subir a folha não poderá ser excluído e enviado novamente com os dados corretos;
3. Verifique se todas as férias ocorridas entre 01/03 e 31/05 foram enviadas como afastamento/retorno;
4. Verifique se todos os atestados ocorridos entre 01/03 e 31/05 que tem obrigatoriedade de entrega também foram enviados;
5. Verifique se todas as admissões ocorridas em 01/03 e 31/05 foram enviadas como S-2200;
6. Confira se todos os trabalhadores sem vínculos (diretores e estagiários) foram enviados como S-2300
Se os passos acima não forem seguidos, certamente os dados reportarão erros desta terceira fase do eSocial
IMPORTANTE: Revise a tabela de eventos/verbas/rubricas, pois se algum estava sem a configuração ou foi criado/alterado depois de enviar a tabela S-1010, ela precisa ser atualizada nesta fase do eSocial.
Ainda com dúvidas sobre esta fase do eSocial?
Entre em contato com o Atendimento VIASOFT. Ou solicite a ligação de um de nossos especialistas: