Muitas vezes você pode desenvolver o diferencial do seu negócio, melhorando técnicas mais do que empregando recursos.
As tecnologias disruptivas e a demanda dos consumidores, que querem sempre que suas necessidades e preferências sejam adivinhadas, tornam o planejamento de sortimento de produtos mais complicada do que nunca para os supermercadistas. Sair bem nesse aspecto pode ser um grande trunfo para se destacar dos concorrentes e adquirir um excelente diferencial. É preciso, contudo, ser mestre na habilidade mercadológica de prover as gôndolas com as mercadorias certas, a preços bons, na hora devida, nos espaços adequados.
Para fazer o cliente perceber que a experiência, tanto de compra quanto de economia, é superior no seu supermercado vale muito a pena desenvolver essa habilidade. Mas como?
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Sortimento de produtos planejado como um diferencial
O sortimento de um supermercado envolve determinar quais produtos você pode manter nas mesmas quantidades nas gôndolas e nos mesmos espaços e, quais devem ser ofertados em promoção e colocados em maior evidência. Visão de negócio é o que você precisa desenvolver para isso e, deveria ser o básico para qualquer um que gerencia uma empresa. Essa tarefa, no entanto, para os supermercados é de um elevadíssimo nível de complexidade, dada a enorme variedade de itens e marcas que compõem o giro de mercadorias que acontece nesses estabelecimentos diariamente.
Por isso, supermercadista, desenvolva visão de negócio para planejar seu sortimento de produtos, atendendo a todas as especificidades que você percebe no seu fluxo de clientes, e tenha um diferencial no qual nenhum concorrente poderá te superar.
Para ter o sortimento como diferencial, você precisa saber o que os consumidores estão comprando.
Em prol de atração de maior tráfico de clientes, os supermercados têm adotado estratégias de otimização de sortimento de produtos impulsionada pela demanda e centrada no consumidor. Isso sempre deveria ter sido assim, já que, obviamente, as vendas só acontecem conforme as procuras de quem compra, só que antes não era possível acontecer exatamente desse jeito, porque os varejistas não tinham ferramentas para medir especificamente o que seus clientes compravam em maiores e menores números.
Portanto, para estabelecer o seu sortimento você deve se conscientizar a mudar: ao invés de uma postura definitiva do que seu supermercado VAI vender, adote uma postura questionadora do que o seu supermercado DEVERIA vender.
Ao que você deve responder com as ferramentas certas para medir a movimentação do seu supermercado. O domínio sobre essas métricas é o que desenvolverá sua visão de negócio para definição de sortimento como um diferencial.
Planeje e defina o sortimento do seu supermercado entendendo o consumidor e não deixando mais espaço para furos nas suas gôndolas.
Para otimização de sortimento, o VIASOFT VIASUPER, software de gestão especializado em supermercados, oferece ferramenta de BI (Business Intelligence) para você medir seus índices mercadológicos e fazer análises apuradas para ter os melhores insights de organização do seu negócio.
Baseados nessas análises, a ferramenta disponibiliza que você personalize suas grades de compras por períodos ou por Estados, regiões, cidades, ou até mesmo, por clientes.
Ainda não tem certeza se a otimização do sortimento de produtos pode ser um diferencial para o seu supermercado?
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