Focados no dia a dia acelerado das vendas e do operacional, supermercados acabam deixando o planejamento estratégico passar batido.
Quantas reuniões estritamente para falar de planejamento estratégico para o seu supermercado você fez esse ano? Essas reuniões são marcos de aprendizados para as empresas, pois proporcionam o entendimento conjunto dos resultados, atenção aos acertos que concederam as conquistas e correções de rumos. Todos os elementos que garantem o sucesso de um negócio e dependem fundamentalmente de análises apuradas, que para serem eficientes devem ser sobre dados consistentes que realmente sejam condizentes com os projetos e ações da empresa, afim de assegurar o êxito dos planos futuros.
Qualquer execução num negócio, para ser eficaz, depende de planejamento estratégico. Portanto, para aumentar a capacidade de execução do seu supermercado, é óbvio que você precisa engajar a sua equipe a sempre buscar o entendimento dos resultados, mas antes, seu dever é ter todos os dados e métricas reais desses resultados, ou toda reunião de planejamento, realmente, só vai significar perda de tempo.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
Quando se deseja realizar processos mais estruturados, as tomadas de decisão devem ser traduzidas em metas: diárias, semanais, mensais, semestrais, anuais, plurianuais, etc. O que importa é que nessa conversão de decisões em metas, as métricas sejam realistas, elemento que só se obtém a partir de dados: dados reais analisados no momento pertinente.
Como obter dados apurados para seu planejamento estratégico?
Para saber o quanto cada área do seu supermercado precisa entregar em resultados positivos em cada período estabelecido – diário, semanal, mensal, anual – é necessário conhecer muito bem as suas transações e operações e, quais os resultados delas para agora, ou as metas que se traçam acabam por ser fora da realidade e levam a trabalhos que dão mal destino aos recursos e não trazem retorno.
Planejamento estratégico para as metas de crescimento
As metas que você define para o seu negócio só podem ser, de fato, metas de crescimento quando elas se baseiam na sua realidade. Para isso, você deve ter ferramentas de gestão com as quais possa obter dados apurados e filtrá-los de acordo com as ideias que você quer implantar no seu supermercado. Porque sem dados consistentes as ideias novas não servem para nada, pois uma ideia sem dados que a embasem é apenas mais uma hipótese não validada.
Quando bem utilizados os métodos para definição de metas, o seu planejamento estratégico se desdobra nos resultados desejados.
Conheça Viasoft Viasuper para um planejamento estratégico com metas definidas sobre dados apurados
Para obter informações pertinentes sobre o seu negócio, não basta ter acesso aos dados da empresa, é necessário dar o tratamento correto a eles. Por isso o VIASOFT VIASUPER, solução em software especializado para supermercados, tem uma ferramenta de BI (Business Intelligence), que faz um tratamento sofisticado de todos os dados provenientes do seu supermercado.
O que ele faz é combinar os dados e fazer análises em que a equipe pode explorar todos os aspectos do negócio. Isso expande suas capacidades mentais com o uso da Inteligência Artificial para descobertas mais ousadas, engenhosas e rápidas.
Com o BI do VIASOFT VIASUPER você leva análises profundas e apuradas a todas as decisões numa única plataforma que serve para toda a sua equipe realizarem todas as tarefas da gestão, dando melhor uso às ferramentas, processos e dispositivos do seu supermercado.
Evolua seu supermercado para o VIASOFT VIASUPER.
Saiba mais acessando o site do VIASOFT VIASUPER.
Tire suas dúvidas ou agende uma demonstração, preencha o formulário e alguém da nossa equipe entrará em contato: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.