Sabe qual tem sido um termo muito buscado por consumidores nos mecanismos de pesquisa da internet? Supermercado online.
É motivo para o setor supermercadista ficar alarmado?
Sim, mas não para dar ouvidos a ideias muito extremistas do tipo: quanto por cento meu faturamento vai baixar com essa procura por supermercado online se consolidando no mercado?
Ou: supermercado online só vai funcionar de verdade daqui a uns 15 anos no mínimo, até lá vai surgir alguma outra solução para isso.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
Essas são as duas ideias que dividem o setor supermercadista a respeito do supermercado online: alguns acreditam que isso em alguma altura vai roubar o seu espaço para sempre e outros pensam que isso até pode acontecer mais vai levar anos.
A gente também pensa que pode demorar, mas fato é que está acontecendo, toda rede de loja física de relevância está se obrigando a desenvolver estratégias de e-commerce. A internet está aí como prova.
Exatamente, a internet. Por que as pessoas podem preferir internet do que o poder de poder escolher o que vai comer na hora, com a experiência do tato, do olfato e até do paladar podendo ajudar na escolha?
A internet está criando usuários cada vez mais preguiçosos e, sobretudo, consumidores que não querem sair de casa para nada.
A palavra-chave da procura por supermercado online é comodidade.
Portanto, os supermercadistas não precisam ficar tão alarmados com isso a ponto de começarem a se conformar com a ideia de que vão ter que reestruturar seus pontos de venda físicos definitivamente aos modelos virtuais.
O varejo de alimentos é como os restaurantes, o consumidor pode pedir comida em casa muitas vezes, como vai acontecer e já acontece quando faz compras em supermercado online, mas ele nunca vai abrir mão por completo da experiência de ir até um restaurante fazer uma refeição diferenciada, ou no caso do supermercado, de ir até o ponto de venda e colocar itens no carrinho deixando todos os cinco sentidos agirem na escolha.
A procura por supermercado online tem sido maior, ultimamente, porque a internet sempre oferece opções pelas quais o consumidor pode fugir de todo tipo de interação humana que julga desnecessária, sobretudo aquelas que lhe causam experiências desagradáveis.
Supermercado online oferece ao consumidor o poder para eliminar todas as experiências desagradáveis do tipo:
- Esperar em filas por atendimento: seja na hora de pagar na frente de caixa, seja para fazer pedidos na padaria ou no açougue. Alguns podem argumentar que na compra online o cliente também tem que esperar, mas é aí que está: nesse caso o cliente espera, mas no conforto da sua casa ou de onde preferir.
- Ter constrangimentos devido a caixas que não têm agilidade ou nem oferecem a possibilidade de efetuar os meios de pagamento escolhidos pelo consumidor. Esse tipo de situação além de constranger o cliente, constrange também o funcionário, que na maioria das vezes tem que sair do seu ponto de operação e ir à procura de algum fiscal responsável para liberar tipos de pagamento diferentes.
- Deparar-se com a inconveniência de ter se deslocado da sua casa para descobrir que aquele supermercado não tem a marca, produto, categoria que o cliente procura.
Há diversas outras situações que todo consumidor evita, e que podem ser eliminadas com a opção do supermercado online.
Um supermercado moderno, organizado e eficiente pode também eliminar todas essas inconveniências do seu estabelecimento, trabalhando com agilidade e focando nos pontos certos. Quer saber como?
Conheça VIASOFT VIASUPER, a solução em gestão de supermercados que tem todas as ferramentas e controles necessários e eficazes para que nenhum supermercado tenha nada a perder para as lojas online.
Acesse o site do VIASOFT VIASUPER.
Para saber mais, fale com um dos nossos especialistas. Solicite nosso ligamos para você e nós entraremos em contato.