Empresas que não investem em boa comunicação interna têm até 66% de atrasos em projetos, segundo especialistas da Panopto.
A comunicação interna é o grande assunto em voga nas empresas. Todas se orgulham em dizer que a comunicação funciona muito bem, afinal, há cartazes informativos perto dos registros de ponto de colaboradores e e-mails são disparados toda semana.
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Lamentamos informar que isso não é, nem de longe, uma boa comunicação interna. E-mails longos podem não ser abertos, nem lidos por inteiro (quando lidos); cartazes passam despercebidos e informações se perdem.
Mas, além disso, é preciso saber que a comunicação acontece numa via de mão dupla, com empresa e colaboradores estabelecendo um diálogo. O problema é que sem uma ferramenta oficial para comunicação interna, isso se torna mesmo quase impossível e, de quebra, outros prejuízos surgem. Conheça alguns deles:
Perda de informações confidenciais
Não há como escapar: empresas de pequeno, médio ou grande porte estão sujeitas aos riscos de terem vazamento de informações cruciais para a estratégia de negócio.
O uso de ferramentas abertas de comunicação interna nas empresas é o principal responsável por isso. Ferramentas assim não são facilitadores de comunicação, porque podem significar retroceder alguns passos na competitividade que a empresa já conquistou, já que seu concorrente pode ficar sabendo de alguma novidade ou lançamento de mercado.
Falhas de comunicação interna resultam em mais de 40% do trabalho não feito
Segundo uma pesquisa da Panopto, 42% do conhecimento produzido numa empresa é centralizado na pessoa que o produz. Quando, por algum motivo, essa pessoa está indisponível, 42% do trabalho de quem precisa dessas informações deixa de ser feito.
Além disso, a falta de acesso a informações cruciais para tarefas do dia a dia resulta em 66% de atrasos em projetos. Quanto sua empresa já perdeu com isso no último ano?
Se alguém vai embora da empresa, todo seu conhecimento vai junto
É uma verdade universal, mas que muitos esquecem: seu melhor colaborador não vai ficar na empresa para sempre. Novas oportunidades de carreira surgem e situações trágicas inesperadas também.
Quando alguém for embora da sua empresa, o que você vai fazer para recuperar o conhecimento que sair junto com essa pessoa? Uma comunicação interna estratégica e de qualidade inclui preservar o conhecimento institucional e garantir que a empresa sobreviva mesmo depois de perder um colaborador-chave.
Falta de controle das informações e surgimento de rumores
Uma das piores coisas que podem acontecer é os colaboradores saberem de acontecimentos importantes para a empresa por fontes externas.
Essa é a receita perfeita para gerar rumores, fofocas e destruir a confiança dos colaboradores em relação à liderança. Afinal, se não há a mínima preocupação em engajar a equipe com o que acontece na empresa, qual é o senso de valorização que a organização repassa às pessoas? A resposta é uma só: nenhum.
Contar com tecnologia especializada é uma decisão inteligente e estratégica
Se você quer reduzir os prejuízos de perda de conhecimento e de informações e ainda potencializar o rendimento dos colaboradores, precisa das ferramentas certas.
Com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, além de garantir a segurança das informações da empresa, é possível estimular a troca de conhecimento através de uma plataforma única, com chat integrado e exclusivo para uso interno.
Com uma ferramenta assim, é possível reduzir interferências externas e integrar os setores da empresa num único canal de comunicação, que também permite a interação dos colaboradores entre si e com seus gestores.
O que acha de conhecer a solução que já se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.
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