O planejamento de vendas e operações (S&OP) envolve todos os aspectos das operações da cadeia de suprimentos. É um processo multifuncional que consiste no alinhamento de operações estratégicas, planejamento de demanda, estoque e distribuição. Esse alinhamento permite a criação do planejamento estratégico entre áreas, buscando diminuir custos com soluções que se obtenha o máximo de lucratividade, produtividade e atendimento à demanda.
Não é uma tarefa simples implementar um S&OP consistente, mas as empresas que alcançaram o objetivo agora desfrutam de alguns benefícios significativos para o planejamento de suas operações. Citamos alguns abaixo.
1. Mais informações sobre os dados financeiros
Há mais pressão do que nunca para que as empresas criem processos de cadeia de suprimentos enxutos que minimizem os custos e maximizem a entrega de serviços, algo desafiador de alcançar em meio à incerteza inerente à cadeias logística. Os processos de S&OP fornecem a base necessária para esses objetivos e ajudam as empresas a integrarem fluxos de dados para uma melhor previsão financeira. Por exemplo, a ferramenta certa de planejamento de recursos pode ajudar as empresas a extrair dados de seus departamentos de vendas, parceiros, sistemas ERP, sensores de IoT e plataformas de fornecedores para alimentar revisões analíticas.
2. Aumento do crescimento ao prever a demanda
Uma má previsão de demanda, muitas vezes, é a culpada por prejuízos e altos custos. Pode ser que as compras sejam feitas abaixo dos níveis mínimos de estoque, forçando a empresa a depender de pedidos caros de urgência para atender à demanda inesperada. Um processo estruturado de S&OP ajuda a subverter problemas como esse, fornecendo um sistema para detecção de demanda baseado em objetivos de negócios específicos. A empresa precisa trabalhar isso em seu sistema de planejamento de recursos, com o parceiro certo, os benefícios são notáveis como:
- Redução dos níveis de estoque;
- Expedição ágil de remessas;
- Eliminação de rupturas no estoque;
- Melhor atendimento ao cliente, entre outros.
Confira nosso conteúdo sobre tecnologias em logística 4.0 para alcançar melhores resultados clicando aqui.
3. Custos mais baixos por meio do gerenciamento de transporte
O e-commerce recebe previsão de alta constantemente, o volume de vendas aumenta todos os anos. Com o aumento do volume de remessa, as empresas precisam garantir que seus processos de S&OP acomodam essa demanda por meio da gestão de transporte. Com a plataforma de visibilidade certa por trás deles, as empresas podem ver quais canais de transporte são mais eficientes, desde a entrega até o armazenamento e a distribuição final.
4. Planejamento de estoque
Os níveis de estoque e a modelagem da demanda são pontos críticos na lucratividade da cadeia de suprimentos. Processos consistentes de S&OP ajudam as empresas a entender a otimização de estoque, estabelecendo uma estrutura que pode ser usada para consolidar itens em remessas otimizadas, mudando o modo de transporte para os fornecedores mais econômicos e reduzindo os níveis de estoque necessários.
5. Melhor experiência para o cliente
Embora o S&OP propriamente dito esteja relacionado ao alinhamento do processo e à estratégia geral, é uma parte fundamental para entender a cadeia de suprimentos e como vários processos influenciam o desempenho. Melhorar a experiência do cliente quando em contato com a sua empresa é um dos benefícios do S&OP. Mas empresas que desejam uma melhoria completa no seu contato com o cliente, precisam de uma plataforma que descreva a cadeia de suprimentos de ponta a ponta e forneça dados de desempenho em cada ponto de contato.
Os processos certos para o planejamento de operações
As estratégias de S&OP ajudam as empresas a alocar melhor os recursos e gerenciar de forma mais proativa a oferta e a demanda, mas a estrutura em si é apenas parte da equação. Para obter o máximo de desempenho de um processo de S&OP, as empresas precisam de uma plataforma de planejamento de recursos que atue como um painel para o planejamento da cadeia de suprimentos, métricas financeiras e progresso de implementação.
Conheça o Forlog
O Forlog é um sistema WMS especializado na cadeia de suprimentos e baseado nas melhores práticas de gestão. Ele oferece toda a visibilidade que você precisa para adotar as melhores estratégias, modelos, métodos, processos, operações ou qualquer outra necessidade que você tenha ou que terá.
O Forlog é o sistema WMS da Viasoft, empresa com mais de 30 anos de expertise e know-how. Ele foi desenvolvido para atender os mais diversos modelos de negócio do setor logístico de maneira especializada. Além disso, está sempre atento às mudanças e necessidades do mercado, desenvolvendo ferramentas como o armazém virtual 3D e oferecendo aos seus clientes ferramentas inteligentes, completas para empoderar empresas e potencializar seus resultados.
Saiba mais acessando viasoft.com.br/forlog