Soft Cave MeetUp #9: falamos sobre bancos de dados na era da escalabilidade

O Soft Cave MeetUp #9 dessa segunda-feira,  18/11, foi nosso primeiro meetup específico sobre banco de dados. Três especialistas no assunto conduziram o meetup: o viasofter Maicon Stangherlin, e dois convidados da Sponte, empresa patobranquense desenvolvedora de software de gestão educacional: Douglas Bianchezzi e Igor Guimarães, que falaram da sua experiência com DevOps e infraestrutura […]

Notícias , Viasoft |
Por

O Soft Cave MeetUp #9 dessa segunda-feira,  18/11, foi nosso primeiro meetup específico sobre banco de dados.

Três especialistas no assunto conduziram o meetup: o viasofter Maicon Stangherlin, e dois convidados da Sponte, empresa patobranquense desenvolvedora de software de gestão educacional: Douglas Bianchezzi e Igor Guimarães, que falaram da sua experiência com DevOps e infraestrutura de banco de dados. Entre os participantes, também vieram profissionais de outras empresas de tecnologia de Pato Branco como a IDS, que desenvolve software especializado em gestão de saúde pública e alunos do Mater Dei.

Trabalhando em empresas como a Viasoft, que têm sistemas de gestão empresarial com mais de 60 mil usuários e a Sponte que atende mais de cinco mil instituições de ensino em todo o país, os três speakers declaram que escalabilidade é uma propriedade há muito tempo buscada por toda empresa que fornece aplicações que geram demanda crescente. Escalabilidade, segundo eles, é o que melhora a disponibilidade e a performance de um serviço quando há aumento de demanda de determinada aplicação em um banco de dados.

Quando escalabilidade é o assunto, logo se fala em migração de infraestrutura local para a nuvem, porque, hoje, não é mais vantajoso para as empresas manter servidores locais para seus dados, visto que requerem cuidados o tempo todo mesmo quando as demandas das aplicações são baixíssimas. Assim, surgiram as gigantes fornecedoras de infraestrutura para bancos de dados como a Amazon Web Services (AWS), que é a maior do mundo, e a Google Cloud Platform que, é a mais inovadora no quesito experimentação de recursos.

Com destaque para esses tópicos, o bate-papo seguiu entre perguntas e respostas sobre as principais alternativas do mercado em escalabilidade de banco de dados e sobre como migrar de forma automatizada de infraestruturas locais para a nuvem. Esse diálogo, especialmente, entre o pessoal da Viasoft e o da Sponte mostra como os meetups vem promovendo uma interação maior e fortalecendo nossa comunidade tecnológica.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!