O 11º Soft Cave MeetUp aconteceu na última segunda-feira, 2/12, com o tema Design Thinking e foi conduzido por dois viasofters que dominam a técnica: Rodrigo Picolo que é analista de requisitos e está se especializando em Design Digital e Multimídia, e Andrieli Pecenin que é UX designer.
A dupla já tinha falado sobre Design Thinking em palestra no espaço inovativo do Viasoft Connect, megaevento de tecnologia aplicada a gestão e empreendedorismo, que aconteceu em setembro desse ano. Andrieli, inclusive, participou de vários TDC’s – The Developer’s Conference, maior evento nacional de desenvolvimento de software que ocorre anualmente com edições em várias cidades – e, no último ano, palestrou sobre UX (User Experience) e assuntos relacionados ao tema em edições em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).
Diversificando o tom dessas participações anteriores, no Soft Cave MeetUp, o objetivo dos dois não foi conduzir uma palestra e sim uma conversa que foi bastante proveitosa, pois contou com a interação da maioria dos participantes. De acordo com o que Andrieli afirma: “esse é sempre o maior ganho desses encontros: reunir pessoas com vontade de fazer a diferença e de compartilhar”.
Esse Soft Cave MeetUp recebeu participantes de outras empresas como Softfocus e Sponte, e algumas como a Bianchi Distribuidora, que apesar de não ser uma empresa de tecnologia, entra no movimento das demais em ter maior abertura à adesão ao Design Thinking.
As principais ideias abordadas no Soft Cave MeetUp foram as formas como o design é fundamental para absolutamente qualquer negócio melhorar a comunicação, desenvolver a construção de produtos e inclusive, vender mais e expandir mercado.