Não é de hoje que falamos sobre como o WhatsApp é inapropriado para o uso corporativo. Quando as empresas utilizam no dia a dia plataformas que não foram feitas especificamente para a comunicação corporativa corre o risco de acabar com transtornos, processos trabalhistas, vazamento de informações da empresa e, ainda, todo o conhecimento presente nessas mensagens, como resolução de problemas, ficam privadas e não podem ser utilizadas no futuro caso o colaborador que detinha o conhecimento saia da empresa. Com a queda do WhatsApp esta semana, os malefícios ficaram ainda mais evidentes.
Nas plataformas não oficiais não existe controle
Os problemas podem chegar de diferentes formas e tomar diferentes proporções: em grupos de trabalho no WhatsApp, por exemplo, grandes conflitos podem acontecer, mas não será possível acessar essas informações e fazer com que a empresa tenha as rédeas da situação. A comunicação, quando feita fora do horário de trabalho nesses grupos ou entre colaboradores e que tratam de trabalho, também rendem problemas: há o risco de a empresa ser processada por não reconhecer a “hora-extra” desses colaboradores. Entre outras tantas situações que podem acontecer nesse território inacessível e incontrolável pela empresa.
Independente de qual seja a cultura, o nível de instrução e inteligência emocional dos colaboradores, nunca é uma boa ideia deixar a resolução de problemas, debates e conflitos profissionais num “território sem leis”. Não só as proporções podem se tornar imensas e parar nos tribunais, como é um risco totalmente desnecessário.
O ocorrido de ontem, a queda do WhatsApp, mostrou que o cenário ainda pode ser um pouco pior do que esse. Mostrando como a dependência de uma plataforma que não tem um compromisso com você pode ser nociva à empresa.
O que aconteceu
O Facebook, Instagram e WhatsApp pararam de funcionar nesta segunda-feira. 04/10. Segundo dados da CNN os relatos sobre a queda dos serviços começaram por volta de 12h30 (horário de Brasília) entre os usuários. Mas os problemas não se restringiram ao Brasil. Os serviços estavam indisponíveis em várias partes do mundo.
O WhatsApp só voltou a funcionar próximo às 20h. Nenhum dos aplicativos explicou qual o problema, e o motivo da interrupção não foi imediatamente esclarecido. No entanto, vários especialistas em segurança apontaram rapidamente para um problema de Sistema de Nomes de Domínio, conhecido pela sigla em inglês DNS, como um possível culpado.
Em seu perfil oficial no Facebook, Mark Zuckerberg, CEO da marca, Mark Zuckerberg, postou um pedido de desculpas: “Desculpe pela interrupção de hoje – eu sei o quanto você confia em nossos serviços para se manter conectado com as pessoas de quem você gosta”.
Transtornos da queda do WhatsApp
Com quase oito horas fora do ar, só o WhatsApp já gerou inúmeros prejuízos às pessoas, especialmente às empresas que o utilizam como principal meio de comunicação. Sem poderem trocar informações ou enviar documentos, muitas tiveram um meio dia de trabalho cheio de desafios e improdutividade.
Nada disso foi um problema para os usuários do Nela
Enquanto muitas empresas passaram a tarde procurando uma solução para a queda do WhatsApp, os usuários do Nela seguiram normalmente em suas tarefas, mantendo a comunicação e também a gestão dos seus projetos em andamento. Uma vez que o Nela é muito mais que um canal seguro para a comunicação corporativa. Confira abaixo.
Torne a comunicação uma ferramenta, não uma ameaça
O Nela é uma plataforma de gestão de projetos e desempenho completa para as necessidades da sua empresa. Além de chats individuais ou por grupo, o Nela agrupa tudo que você precisa para dar andamento aos projetos e alinhamento do time num lugar único, oferecendo funcionalidades e ferramentas como PDI, PDE, People Analytics, Leadership Mentoring Habitus (I.A.), gestor de projetos, feed de notícias, comunicados e muitos mais. O Nela é capaz de ajudar empresas, independentemente de seu tamanho, a alcançarem altos níveis de eficiência e produtividade dos seus times. E o mais importante: o Nela tem um compromisso com você, com o seu time e com o sucesso do negócio.
Saiba mais em nela.com.br