O final de 2020 e início de 2021 marcou uma importante ação da Viasoft sobre suas soluções em varejo. Ricardo Ludwig, que já respondia pela gestão de negócios da vertical Viasuper, voltada ao varejo supermercadista, assumiu como Gestor de Negócios da vertical Construshow, voltada ao varejo de materiais de construção.
Propósito e comprometimento
Ludwig teve seu primeiro contato com a Viasoft em 1999, aos 14 anos, quando trabalhou em uma loja que usava um software da empresa. Sua responsabilidade era cadastrar produtos no sistema para que a implantação pudesse ocorrer, durante o tempo nessa loja, a vontade de fazer parte do time Viasoft crescia a cada dia.
“Em 2005 finalmente chegou a minha vez: ingressei no cargo de analista de suporte do software de automação comercial. Um enorme horizonte se abriu para o meu crescimento pessoal e profissional. Naquela posição pude aprender muita coisa de diferentes setores da empresa: compras, faturamento, logística, expedição, financeiro, contabilidade“, relembra Ludwig.
Em 2008, Ricardo Ludwig recebeu o convite do nosso CEO, Itamir Viola, para atuar como Gestor de TI em um case na área do agronegócio, respondendo também pelo suporte e evolução da solução Viasoft específica ao case em questão. Em 2014 retornou às atividades internas da Viasoft como Analista de Requisitos do Agrotitan, em 2015 assumiu como Coordenador do time de Analistas, em 2016 como Coordenador do time de Analistas e Testers e, em 2017, como Product Owner.
Gestão de Negócios
“Em 2018 recebi mais um convite de nosso CEO, desta vez, acompanhado de nosso Vice-Presidente Comercial e de Marketing, Fábio Scabeni, para atuar como Gestor de Negócios do Viasuper. Foi mais uma grande oportunidade ofertada pela Viasoft, repleta de grandes desafios e muito aprendizado, assim como em 1999. Dessa vez, a missão era e ainda é a de desenvolver as estratégia e táticas para que o Viasuper atue com cada vez mais força e permita que nossos clientes realizem mais”, pontua Ludwig.
No final de 2020, ele foi convidado pela direção a assumir também — preservando o cargo de Gestor de Negócios do Viasuper — como Gestor de Negócios do Construshow. Com grande entusiasmo, Ludwig aceitou o desafio de passar a direcionar as estratégias e táticas de duas verticais voltadas ao varejo. “São diferentes táticas, é fato, mas também há muitas boas práticas a serem compartilhadas entre as verticais, principalmente frente às mudanças e oportunidades que o varejo vem apresentando perante a pandemia”, ressalta Ludwig.
Perspectivas para o varejo
O ano de 2021 tem sido sinônimo de transformação para o varejo, especialmente o de materiais de construção e supermercadista. Ludwig analisa as áreas em que atua como Gestor: “tratam-se de dois setores que tiveram, em sua maioria, um aumento nas vendas, alavancados pelo fato das pessoas estarem mais em casa. No varejo alimentício, por exemplo, houve um aumento no consumo de farinha de trigo para produção de massas e bolos, já no varejo de materiais de construção, houve um aumento expressivo no consumo do setor de cerâmicas. As pessoas sentiram-se mais dispostas a dar manutenção em suas casas por estarem por mais tempo nelas”.
Alinhados ao crescimento
“A pandemia também demonstrou um grande movimento de compra ‘by local’, com o consumidor dando apoio às lojas de bairro e não somente a grandes players com melhores ofertas. O que mais conta, então, acaba sendo a praticidade. Neste ponto, nossos parceiros já contam e continuarão contando com tecnologias que permitem que a sua loja possa inovar, aperfeiçoando seu setup tradicional a tecnologias como CRM, marketplaces, e-commerce, delivery e outras conveniências que vão de encontro às necessidades de cada cliente e não somente de mercado”, detalha Ludwig.
Com perspectivas tão positivas, o Construshow agora ruma para o aprimoramento e expansão das suas soluções, contribuindo para a transformação acelerada pela qual as empresas do setor estão passando.
Para Libório de Oliveira Junior, Diretor de Operações da Viasoft, Ludwig atua como peça-chave no cenário: “Conhecendo a competência de Ricardo Ludwig, sabemos que o Viasuper e o Construshow estão trilhando o caminho de resultados grandiosos, agregando valor aos nossos parceiros clientes e promovendo a competitividade do varejo supermercadista e do varejo de materiais de construção”.
Viasoft, entregamos o futuro da gestão agora
Ricardo Ludwig conclui: “Estamos diante da era da conveniência e simplicidade no varejo, a Viasoft é certamente uma grande parceira nesta jornada dos varejistas”.
A Viasoft registrou um crescimento exponencial na contratação do Construshow pelas empresas do varejo de materiais de construção no primeiro trimestre de 2021, período sob o comando de Ludwig. Comprovando, dessa maneira, a competência do novo Gestor de Negócios e a necessidade urgente que o setor tem de se reinventar, avaliando o Construshow a melhor solução para isso.