Reposição de estoque: insights e dicas de métodos para melhorar o processo

A reposição de estoque é um aspecto de extrema importância dentro da gestão de estoque, pois garante que os itens certos sejam solicitados novamente para atender à demanda do cliente. Reabastecimento de estoque é o processo de mover itens ao longo da cadeia de suprimentos para que estejam prontos para serem separados e vendidos, atendendo, […]

Supermercados , Viasoft |
Por

A reposição de estoque é um aspecto de extrema importância dentro da gestão de estoque, pois garante que os itens certos sejam solicitados novamente para atender à demanda do cliente. Reabastecimento de estoque é o processo de mover itens ao longo da cadeia de suprimentos para que estejam prontos para serem separados e vendidos, atendendo, assim, às necessidades e desejos dos clientes.

Reabastecimento efetivo de estoque

Manter os níveis de estoque balanceados, respeitando estoque mínimo e máximo, espaço e posições é um trabalho árduo. O planejamento correto de reposição de estoque – feito corretamente – tem um impacto altamente positivo num supermercado em termos de melhoria da eficiência operacional, fidelização do cliente e lucratividade final. Para ajudar você nesse desafio trouxemos insights e dicas sobre como determinados métodos de reposição de estoque podem agregar valor a um supermercado.

Como funciona o processo de reposição de estoque?

Gôndolas e prateleiras sempre abastecidas é uma característica de bons supermercados, pois, além do cliente sempre encontrar o que está procurando, isso só acontece quando as operações são eficientes. A equipe da gestão de estoque precisa monitorar constantemente os níveis do estoque, se atentando também às necessidades de compras de itens para garantir a disponibilidade dos produtos para a reposição.

Por que os métodos eficazes de reposição de estoque são importantes?

Métodos eficazes garantem o fluxo eficiente de itens de estoque conforme eles são vendidos. Um alto desempenho da gestão de estoque, devido aos processos eficazes de reposição, oferecem altos níveis de serviço que, por sua vez, garantem a satisfação do cliente.

Qual é o impacto financeiro da reposição efetiva de estoque?

O reabastecimento de estoque pode ter um efeito significativo no risco de estoque de uma empresa e na situação financeira. A maioria das empresas não têm capital de giro para estocar cada item nos níveis necessários para 100% de disponibilidade. Em vez disso, eles equilibram os custos de manutenção de estoque, por exemplo, custos de depósito, custos de oportunidade e problemas de fluxo de caixa, correndo o risco de não ter o suficiente para atender metas de vendas ou grandes pedidos.

Um planejamento de reposição inteligente será capaz de equilibrar esse risco de investimento em estoque com:

  • Previsão precisa das necessidades futuras de estoque – usando técnicas estatísticas de previsão de demanda através de um bom ERP;
  • Priorização de quais itens de estoque transportar com base em suas previsões, a volatilidade da demanda de um item e a frequência de compra e custo de vendas.

Dicas para uma gestão e reposição de estoque eficientes

Estoque mínimo

O estoque mínimo é conhecido como o estoque de segurança, isso significa que deve haver uma quantidade específica de alguns produtos, o suficiente para suprir as necessidades da empresa durante um período. Com ele é possível contar com possíveis imprevistos e atrasos de fornecedores sem prejudicar o fluxo de vendas e rentabilidade da empresa.

Ao estabelecer qual a quantidade ideal para o estoque mínimo é preciso fazer uma análise completa dos prazos de entrega dos fornecedores junto ao histórico de vendas do produto.

Estoque máximo

O estoque máximo deve ser aplicado com cautela. Caso aplicado sem um prévio gerenciamento, pode haver um excedente no estoque, resultando em gastos desnecessários para a empresa. Esse termo quer dizer: quantidade limite, isso significa que o local de armazenamento dos produtos, a análise de produtos com vendas baixas e altas e produtos perecíveis são fatores que devem ser levados em consideração no ato do pedido, para que não haja sobras e prejuízos financeiros.

Rotatividade de seus produtos

Quando for o momento de solicitar uma reposição no estoque, é preciso estar atento a alguns pontos. Isso também vale para saber quais produtos devem ter mais atenção em relação aos outros. Um desses pontos é o histórico de vendas da sua empresa, que deve ser analisado minuciosamente. Outro é a demanda de cada produto nos períodos analisados.

A partir dessa análise é possível se ter uma ideia a respeito de quais produtos devem ser repostos. Assim como qual deve ser de forma imediata e quais não necessitam de tanta urgência de reposição. Outro fator que deve ser levado em conta é o prazo. Sabendo quando um produto saiu do estoque e quando foi reposto também é importante. Inclusive para verificar prazos de entrega dos fornecedores.

Adote ferramentas de controle de estoque

Um bom sistema ERP, especializado no varejo supermercadista, como o Viasuper, é capaz de otimizar todas as suas operações e processos, incluindo a gestão e reposição de estoque. Além disso, oferece outras soluções, funcionalidades e ferramentas capazes de aumentar a competitividade do supermercado ou rede de supermercados, possibilitar mais vendas, aumento do ticket médio e fidelização do cliente.

Conheça a o Viasuper acessando viasoft.com.br/viasuper

reposição de estoque

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!