A tecnologia de self-checkout (ou autoatendimento) não é novidade, mas no varejo ainda é sinônimo de inovação e destaque. Segundo a Loss Prevention Media, o mercado global de self-checkout no varejo deve crescer 10,3% ano após ano até 2024.
Um dos aspectos mais importantes do self-checkout é que ele dá aos consumidores uma sensação de controle. Os clientes podem passar suas compras em seu próprio ritmo e com autonomia. Mesmo que isso não signifique que eles farão mais rápido do que num caixa convencional, a sensação de economizar tempo e de controle sobre sua jornada de compra pode deixar os clientes mais satisfeitos.
Esse crescimento previsto e a relação do consumidor com a modalidade não é surpreendente se você considerar algumas das maiores tendências de consumo que veremos a seguir.
1. Faça você mesmo (Do It Yourself – DIY)
A cultura DIY continua sendo uma tendência de consumo. Dos cartões de crédito totalmente autogerenciáveis por app às consultas ao consumo de produtos cosméticos para tratamentos caseiros, a tendência do DIY para os mais diversos aspectos da vida. Em todas as idades, gêneros e regiões do mundo, há uma preferência compartilhada por descobrir as coisas por conta própria. Além disso, muitos preferem interagir com uma máquina do que com pessoas: uma pesquisa recente com consumidores da SOTI descobriu que até 66% dos compradores preferem usar a tecnologia de autoatendimento a ter que perguntar a um vendedor.
Nos EUA, o McDonald’s decidiu recentemente implementar quiosques de autoatendimento nas suas 14 mil unidades, com máquinas onde as pessoas podem pedir suas refeições usando uma tela. No Brasil, também é possível encontrar algumas unidades da rede com essa tecnologia. Além disso, outras empresas, até do ramo de restaurantes, têm adotado o autoatendimento de uma forma ou outra.
2. Estilo de vida
Os consumidores de hoje estão acostumados a obter o que desejam (de informações a comunicações e produtos) instantaneamente, com um clique. E quando compram na loja, esperam fazer no seu próprio ritmo. Eles podem querer investir muito tempo escolhendo os produtos, mas feito isso, querem um rápido check-out. De acordo com uma pesquisa da Box Technologies e da Intel no Reino Unido, 90% dos compradores evitam ativamente lojas com longas filas.
Como os terminais de self-checkout tendem a ser mais compactos do que as tradicionais caixas registradoras, a mudança para essa tecnologia significa que os varejistas podem substituir uma caixa convencional e “espaçoso” por vários self-checkouts . É uma forma inteligente de reduzir filas sem ter que aumentar o espaço de varejo.
3. Poucos itens na cesta
Em todo o mundo, os consumidores vão ao supermercado várias vezes por semana e compram apenas alguns itens por vez, a “tradição” das compras mensais gigantes cai cada vez mais no esquecimento. De acordo com pesquisa global feita por Dunnhumby, hoje mais de 60% das cestas de hipermercados contêm seis ou menos itens.
Mas se é uma resposta inteligente para o momento, por que quase não vemos self-checkout nos supermercados?
Se as máquinas de autoatendimento se adaptam tão bem às tendências atuais de consumo e mercado, por que sua adoção tem sido tão lenta? Os supermercadistas ainda têm muitas dúvidas acerca do assunto. Algumas das preocupações mais comuns incluem:
- Custo de investimento;
- Problemas de integração com o software de gestão;
- Receio de que o uso da tecnologia seja sucedido por erros como escaneamento do produto errado e roubos;
- Medo sobre a aceitação do usuário.
Mas a realidade se mostra positiva quanto a todas essas preocupações, o mercado já oferece soluções inteligentes e completas para cada uma das necessidades ao implementar a tecnologia self-checkout. Confira abaixo.
1. Custos reduzidos
Alguns anos atrás, a tecnologia de self-checkout exigia, sim, um alto investimento inicial. Hoje, esse custo é extremamente menor. Uma das grandes preocupações é sobre o recebimento em dinheiro, que pode exigir mais ferramentas, mas a tendência atualmente, é que pouquíssimas compras sejam feitas em dinheiro. Dessa forma, o supermercadista pode implementar o recebimento em dinheiro em apenas um caixa de self-checkout ou até mesmo deixar essa categoria para um caixa convencional.
2. Sem prejuízos com software (se você selecionar o sistema certo)
Um sistema completo para a gestão para supermercados que é realmente especializado no varejo supermercadista é capaz de oferecer o self-checkout sem estresse ou altos custos. Tudo que é necessário fazer é entrar em contato com a fornecedora, realizar o planejamento da implementação, treinar as pessoas certas e liberar a tecnologia para os clientes.
3. Gerenciamento de risco
Bons softwares de gestão também oferecem a possibilidade de uma câmera e microfone integrados a ele para log de eventos em caixas convencionais, mas isso também pode acontecer para caixas de autoatendimento, uma vez que apenas a presença da câmera já será um fator de segurança e minimiza possíveis incidentes.
4. Os clientes já esperam por essa inovação
Numa pesquisa da Store of the Future, 89% dos entrevistados disseram que era importante que os supermercados usassem a tecnologia para agilizar o checkout. Além disso, por que não dar a eles a opção de escolher? A tecnologia de self-checkout pode ser facilmente implementada junto com a existente, como um serviço extra.
Viasuper
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