Qualificação Cadastral evita contratempos com eSocial
Conforme o cronograma oficial do Governo Federal (consulte aqui), o prazo ao cumprimento das exigências do eSocial para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2014 é setembro de 2016.
Contudo, mesmo que não se tenha nada oficial, várias notícias foram publicadas nos últimos meses, apontando para uma provável prorrogação do cronograma de implantação do eSocial. Mesmo a plataforma que já está sendo utilizada pelos empregadores domésticos ainda não permite a importação de dados, apenas digitação de informações.
Dia 23 de agosto de 2016 foi publicado a orientação de que a Caixa disponibilizou um novo arquivo para atualização dos dados dos empregados na base CNIS, em lote (veja aqui). Este arquivo será gerado pelo Folha Viasoft, e tem prazo para ser implementado até dia 10 de outubro de 2016, mas caso haja alguma mudança no cenário atual do eSocial esse prazo pode ser antecipado.
O certo é a Qualificação Cadastral precisa ser feita e os problemas apontados corrigidos o quanto antes, pois os empregados com erros de cadastro não poderão ser entregues no eSocial.
Sabendo disso, é importante que a VIASOFT informe que os prazos de liberação do ambiente de testes que seria disponibilizado para as softwarehouses e as empresas fazerem os devidos testes ainda não foi liberado até o dia de hoje (26/08/2016), assim como o ambiente para envio dos XMLs, com isso é impossível o envio via arquivo.
Caso os clientes VIASOFT tenham qualquer dúvida, basta entrar em contato com o atendimento via chat.