O atacarejo é uma forma moderna de comércio que une características das duas mais conhecidas e tradicionais formas de comercialização: o atacado e o varejo. A grande diferença entre o atacado e o varejo para o atacarejo é que, por adquirir lotes de produtos com as indústrias, o atacarejo consegue oferecer preço baixo e grandes quantidades, tanto para o cliente final, quanto para os pequenos negócios. Ou seja, ao mesmo tempo que funciona para B2C, funciona para B2B.
Principais diferenças entre atacado, varejo e atacarejo
Atacado: o atacado consiste em empresas que produzem, vendem e/ou distribuem as mercadorias que abastecem os lojistas (varejistas). Os atacadistas que não produzem, compram grandes quantidades de mercadorias das indústrias e revendem em lotes para os varejistas. Geralmente, uma das exigências para se comprar no comércio atacadista é possuir CNPJ.
Varejo: o varejo é todo estabelecimento comercial que vende seus produtos ao cliente final, como supermercados, farmácias etc. Nesse modelo as vendas são por unidades (não lotes) e atendem, majoritariamente, pessoas físicas que compram para consumo próprio.
Atacarejo: o atacarejo mescla ambos os modelos de vendas, ele vende tanto para o varejista em grandes quantidades, quanto para o cliente final, que compra por unidade. As duas operações acontecem simultaneamente no mesmo ambiente, no entanto, seguem políticas comerciais específicas para cada um deles.
Origem e ascensão do atacarejo nos dias de hoje
O modelo de atacarejo vem dos Estados Unidos. Desde os anos 70, quando grandes redes como o Walmart iniciaram as operações, o segmento só cresceu e se espalhou pelo mundo. No Brasil, o crescimento de 26,7% em 2020 (Nielsen IQ) representa a força do setor. A Associação Brasileira de Atacadistas de Autosserviço (ABBAS) estima que 860 mil famílias façam compras exclusivamente em atacarejos, movidas pela facilidade de encontrar tudo em um só lugar e, principalmente, pelo bolso – a economia pode chegar a 15% em alguns itens.
Segundo uma matéria da Folha de São Paulo, o atacarejo é o formado de mercado que mais cresce no Brasil. o segmento teve crescimento de 26,7% em 2020, enquanto o dos supermercados e hipermercados não chegou a 13%, segundo análise da NielsenIQ, por encomenda da Abaas (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço).
De acordo com uma publicação do Diário do Comércio, um indicador deste forte crescimento foi identificado pela Fast Ariam, uma das maiores fabricantes de equipamentos para o setor supermercadista do país. A demanda por checkouts, mobiliário para disposição de gôndolas e equipamentos para refrigeração aumentou cerca de 40% nos últimos 24 meses. A corrida para a aquisição de todo esse maquinário, de acordo com a Fast Ariam, é, principalmente, para dar conta da abertura de novas lojas no formato de atacarejo.
Oportunidades
Um atacarejo é, portanto, uma oportunidade de negócio que vale a pena, especialmente se você já trabalha com o atacado ou varejo. Com algumas mudanças e as ferramentas de apoio certas, você pode mudar adaptar seu negócio para um modelo em crescimento exponencial.
Mas, é claro que para tirar proveito máximo dessas oportunidades e ter sucesso no investimento, você precisa ter como parceiros quem entende o que você faz e onde quer chegar. O Viasuper é especializado no varejo, atacado, supermercados e atacarejos, isso significa que, com um único ERP, você tem soluções completas, seja qual for seu modelo de negócio e planos de expansão.
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Coletor
Realize a conferência no recebimento de notas, conferência de preços de etiqueta, transferências entre locais de estoque e transformação de estoque de loja para o estoque de produção de maneira totalmente online.
Entrega de produtos
Agilize o processo de entrega dos produtos obtendo as informações de endereço e identificação das caixas no próprio PDV.
Câmbio
Caso o seu estabelecimento trabalhe com mais de uma moeda, é possível ter o recurso para a conversão dos valores no próprio PDV.
Papa fila
Melhore o atendimento e diminua a fila com o recurso, através dele um atendente faz o pedido das compras das cestas dos seus clientes, após isso, basta que o cliente efetue o pagamento no PDV.
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