Primato implanta sistema da Viasoft para gestão empresarial integrada em toda a cooperativa

A Cooperativa Agroindustrial Primato, sediada em Toledo, no Paraná, contratou a Viasoft como fornecedora de software de gestão para execução de um grande projeto de inovação da empresa. A Primato, que é hoje a 18ª maior cooperativa do Paraná, traçou o objetivo de subir para 11ª posição e atingir R$ 1 bilhão de faturamento em […]

Notícias , Viasoft |
Por

A Cooperativa Agroindustrial Primato, sediada em Toledo, no Paraná, contratou a Viasoft como fornecedora de software de gestão para execução de um grande projeto de inovação da empresa.

A Primato, que é hoje a 18ª maior cooperativa do Paraná, traçou o objetivo de subir para 11ª posição e atingir R$ 1 bilhão de faturamento em 2021. Para isso, houve a necessidade de mapear processos de todas as áreas de atuação de maneira integrada, identificando entradas, saídas e tarefas realizadas em cada processo, para indicar com precisão os recursos necessários para produzir mais sem perder em qualidade, bem como, analisar os resultados obtidos. De forma que a melhoria do ERP (sigla de Enterprise Resource Planning, que equivale a Sistema Integrado de Gestão Empresarial) foi um fator essencial.

Com mais de 6,3 mil associados, a Primato conta com 803 colaboradores em suas diferentes unidades de negócio: dez agropecuárias, seis supermercados, duas fábricas de ração, uma unidade agrícola, uma unidade de recebimento e secagem de cereais, duas farmácias, dois restaurantes e uma unidade administrativa.

Devido ao contínuo crescimento, a Primato viu seus processos ficarem cada vez maiores com a incorporação de novos negócios, assim surgiram várias dificuldades e novas necessidades de controle. Por isso, ao longo dos últimos 20 anos, a cooperativa adquiriu mais de nove softwares de gestão diferentes (RH, agrícola, receituário, transporte, supermercados, entre outros). Para o analista de TI Uriel Chaves, a cooperativa acumulou emaranhados de sistemas que foram ficando defasados e difíceis de administrar, não só pelo departamento de tecnologia, mas por toda a equipe.

“Com isso, a diversidade de sistemas e regras de negócios dificultam a gestão da informação, afetando negativamente a tomada de decisão. Precisávamos de um agrupamento das informações, dos processos e do padrão em realizar a organização da empresa, por isso buscamos um ERP mais robusto para atender o máximo dos nossos negócios e facilitar a gestão, evolução e manutenção das nossas atividades”, explicou a responsável pelo departamento de TI da Primato, Greyce Eluiza Baldessar.

Então, em 2017, a Primato lançou o Projeto Inovar que foi uma mobilização pela busca de uma única solução especializada nas várias áreas de atuação da cooperativa e que também oferecesse suporte por profissionais especialistas nestes segmentos. Cinco profissionais da equipe técnica da cooperativa pesquisaram sete softwares de gestão do mercado. As soluções selecionadas foram avaliadas por mais de 80 pessoas da equipe, que montaram comparativos até que a campeã fosse eleita.

“Em novembro de 2017, nossa escolhida foi a Viasoft. A implantação do sistema iniciou no mês seguinte e vem seguindo desde então com análises, levantamentos e adequações de nossos processos ao sistema. Também houve customizações por parte do sistema para atender aos negócios da Primato”, contou Greyce.

“No mundo de hoje, as informações é o que movem os negócios, e captá-las de forma eficaz, rápida e integrada é um passo a frente para a evolução dos negócios”, destacou a profissional de TI e ainda declarou: “nossos colaboradores estarão com um ERP padronizado, com telas iguais entre os negócios, com fácil entendimento de como o sistema executa as rotinas, tendo acesso às tecnologias que melhoram nosso dia a dia como CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e vendas por tablet/celular. Além disso, nossa diretoria, conselho e líderes têm informações em tempo real e com confiabilidade (B.I – Business Intelligence), assim como nossos cooperados e clientes veem no cotidiano, a agilidade que o sistema nos oferece com as informações todas integradas à sua disposição sempre que solicitadas”.

A Viasoft está no mercado desde 1990 e conta com mais de 400 colaboradores, atendendo a mais de 60 mil usuários.

Fonte: primato.com.br/primato-implementa-novo-sistema-de-gestao-empresarial-integrada-em-toda-a-cooperativa/

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!