Com início às 13h, a palestra “Métricas e precificação”, que foi conduzida por André Baldini, abordou as mudanças tecnológicas no mercado de trabalho e como essas alterações afetaram a forma de pensar os valores obtidos pelos serviços.
Em sua apresentação, o CEO da Superlógica (empresa de software para mercado recorrente) explicou algumas das estratégias utilizadas pelos novos modelos de negócios para construir valor para as marcas. “Quando você consegue agregar, por exemplo, uma experiência para o cliente a partir do produto, gera-se valor. Dessa forma, é possível adicionar esse montante ao preço final que será cobrado ao consumidor. O importante, nesse caso, é fazer o cliente perceber as vantagens que o serviço oferece a ele. Ou seja, trabalhar a percepção de valor por parte do consumidor”, afirmou.
De acordo com Baldini, um modelo de negócio estratégico, que tem atraído muitas empresas nos últimos anos é a oferta de planos de assinatura na prestação do serviço. “Esse formato permite uma certa personalização por parte do consumidor, que irá pagar pelo pacote que melhor se adequa à realidade da empresa. Se bem trabalhada, a estratégia pode ajudar na retenção de clientes e aumentar o próprio leque de potenciais consumidores”, esclareceu. A temática da precificação, revelou ele, ainda é pouco pensada no mundo corporativo, já que os empresários dedicam apenas seis horas por ano para calcular as cifras do próprio serviço.