Gestores de supermercados precisam, constantemente, desenvolver estratégias para otimizar a experiência de compra do cliente. Nesse sentido, montar uma ponta de gôndola assertiva faz toda a diferença.
Continue a leitura para saber como desenvolver uma ponta de gôndola que vai conquistar seus clientes.
O que é ponta de gôndola?
A ponta de gôndola nada mais é do que uma seção de produtos que é alocada no final do corredor. Ela pode contemplar bebidas, biscoitos, enlatados e muitos outros produtos.
O maior objetivo da ponta de gôndola é dar destaque para determinado produto dentro do PDV, uma vez que essa evidência é mais significativa.
Porém, dependendo do objetivo estratégico dentro do PDV, é possível alugar esse espaço para marcas e fabricantes específicos.
Como distribuir os produtos de forma otimizada na ponta de gôndola?
Para que a experiência de compra do seu cliente seja mais assertiva e otimizada, saber distribuir bem os produtos, de acordo com o interesse e com as promoções realizadas é essencial. Nesse sentido, administrar bem a ponta de gôndola faz toda a diferença.
É possível elencar 4 dicas essenciais para que a sua ponta de gôndola seja organizada com precisão, olha só:
Use o espaço para movimentar produtos sem giro
Esse é um ótimo espaço para colocar produtos parados no estoque, uma vez que a ponta de gôndola chama a atenção e estimula a venda através da percepção da vantagem que aquele produto pode trazer para o cliente.
Por isso, analise seu estoque com precisão e elenque os produtos assertivos para essa estratégia. Talvez, até trabalhar uma promoção, uma condição especial na venda, pode ser interessante.
Coloque produtos iguais aos do corredor
Se o corredor é de café, exponha na gôndola o coador ou até mesmo um café em promoção.
Trabalhar produtos complementares aos que estão no corredor da ponta de gôndola é uma estratégia assertiva para localizar ainda mais o cliente dentro do seu mercado e promover uma experiência de compra ainda mais proveitosa.
Não exponha produtos diversos na mesma ponta
Por mais que a ponta de gôndola seja assertiva para gerar venda de produtos complementares aos do corredor, é preciso ter cuidado com a sua montagem.
Evite colocar mais do que dois produtos diferentes na mesma ponta de gôndola. Isso porque, ao trabalhar com a exclusividade da ponta, alocar diversos produtos pode deixar o cliente confuso.
Mude com regularidade
Por fim, manter os mesmos produtos muito tempo na mesma ponta pode não ser uma prática assertiva, porque se o cliente já sabe o que vai estar na sua ponta de gôndola a atenção e a evidência desse espaço acabam sendo perdidas.
Ou seja, ao analisar as saídas do seu estoque e as mudanças necessárias no mix de produtos, considere também alterar a ponta de gôndola para surpreender o cliente.
Como ter um software de gestão pode fazer a diferença?
Quando a sua gestão é otimizada através de soluções orientadas às melhores práticas, é possível ter mais assertividade nas vendas, isso porque o controle de produtos entrando e saindo, a disposição das gôndolas e tantas outras informações essenciais ficam à disposição com apenas um clique.
Assim, é possível compreender com mais facilidade quais produtos precisam de evidência e devem ser alocados, o que aumenta o sucesso da sua estratégia e proporciona uma boa experiência de compra aos clientes.
Tenha mais controle sobre o seu supermercado, proponha novas estratégias e aumente seus resultados com um software de gestão especializado que eleva ao máximo o sucesso das suas práticas.
Com Viasoft Viasuper o seu supermercado lucra mais
Desenvolvido por quem, há mais de 31 anos, é especialista em entender o que você faz, o Viasoft Viasuper tem funcionalidades únicas para que cada estratégia tenha mais resultado dentro do seu supermercado.
Não deixe a oportunidade passar novamente, entre em contato agora mesmo e comece a descobrir o verdadeiro potencial que a tecnologia certa tem para revolucionar o seu negócio. Conheça o Viasoft Viasuper!