Planos de motivação: o que são e por que toda empresa precisa deles

Motivação é um dos insumos mais valiosos dentro de qualquer empresa, especialmente naquelas que já perceberam que a gestão com foco no capital humano é imprescindível para o seu sucesso. Colaboradores satisfeitos — e motivados — são mais produtivos. Os planos de motivação são, portanto, o tipo de investimento em que todos ganham. De forma […]

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Motivação é um dos insumos mais valiosos dentro de qualquer empresa, especialmente naquelas que já perceberam que a gestão com foco no capital humano é imprescindível para o seu sucesso. Colaboradores satisfeitos — e motivados — são mais produtivos. Os planos de motivação são, portanto, o tipo de investimento em que todos ganham.

De forma simplificada, motivação é uma soma de ações e contextos que levam uma pessoa a determinada ação ou a move a realizar determinada tarefa. Quando se trata de necessidades fisiológicas, como fome e sede, isso fica bem claro. Mas no caso da motivação organizacional, ou seja, vontade de executar tarefas do trabalho, cumprir metas e apresentar bons resultados profissionais, esse gatilho é mais difícil de ser detectado, além de ser bastante individual: as pessoas podem se motivar com premiações, bom ambiente no trabalho, novos desafios, entre tantas possibilidades que podem (ou não) levar a um aumento de produtividade. 

Logo, o grande desafio do RH é descobrir uma forma de manter a equipe motivada o tempo todo, já que esse é um sentimento inerente ao ser humano que, no dia a dia, precisa de algo que o leve à ação. Entre estudos, fórmulas e práticas, a conclusão é que, no caso da motivação organizacional, a estrutura empresarial é um fator muito mais decisivo do que o colaborador em si. Implementar processos nos quais o funcionário entende o seu lugar dentro da organização e sente que faz parte dela é algo que se mostra motivador. Dessa forma, foram desenvolvidos alguns planos motivacionais que devem servir para empresas de todos os segmentos. 

Os planos de motivação funcionam?

A resposta é sim, os planos de motivação funcionam. Mas é preciso que, antes de colocá-los em prática, a gestão de recursos humanos conheça o seu time, tanto individualmente quanto em equipe.

Há dois tipos de motivação: a intrínseca, relacionada à força interior individual de cada pessoa — que pode ser afetada pelo ambiente — e a extrínseca, que está ligada ao esforço da empresa em manter seus funcionários motivados. É nesse segundo escopo que entram os planos de motivação que vamos sugerir a seguir.

Quais pla posso utilizar na minha empresa?

Há várias metodologias que podem ser aplicadas para estimular a motivação individual e em equipe. Selecionamos cinco deles que são fáceis de aplicar e tendem a apresentar bons resultados, inclusive facilitando a mensuração de produtividade a partir da motivação.

1 Sistema de benefícios e plano de carreira 

Grande parte dos funcionários entende o retorno financeiro como reconhecimento do seu trabalho, algo que gera motivação. Ao saber que podem ganhar recompensas pelas tarefas cumpridas, se sentem mais encorajados a trabalhar com mais afinco. Essa boa condição salarial pode ocorrer desde um sistema de benefícios além dos exigidos por lei. Isso inclui participação nos lucros, auxílio creche, vale-cultura, cursos e especializações, entre tantos. Outra forma de motivar é implementando um plano de carreira dentro da empresa que possibilite o crescimento profissional do colaborador.

2 Aplicação de feedback 

O feedback é uma das melhores ferramentas para promoção de crescimento profissional e, consequentemente, de motivação. Com ele, o colaborador consegue enxergar seus pontos fortes, gargalos e melhorar os processos, além de resolver um problema muito comum, que é dar o direcionamento correto. 

Já falamos sobre a importância dos feedbacks em nosso blog, confira clicando aqui.

3 Metodologia SMART 

Estabelecer metas reais e atingíveis é uma ótima forma de manter o colaborador motivado, e o método SMART ajuda na objetividade, seguindo os seguintes critérios:

  • S de specific (específica)
  • M de measurable (mensurável)
  • A de attainable (atingível)
  • R de relevant (relevante)
  • T de timely (temporal)

Ou seja, a meta deve ser objetiva e clara, ter a possibilidade de ser metrificada; possível de ser atingida dentro do contexto da empresa, gerar resultados relevantes e ser cumprida dentro de um tempo determinado.

4 Gamificação das tarefas

A gamificação tem o objetivo de transformar o trabalho em um game no qual é preciso passar de fases, cumprir missões, entre outras tarefas que ajudem a conquistar resultados. O troféu pode ser algum benefício, como dias de folga, premiações em viagem, jantares, participação nos lucros, entre outros. A gamificação é um plano de motivação que gera engajamento, retenção de talentos e aumento da produtividade.

5 Nela

O Nela é uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho desenvolvida pela Viasoft. Através das soluções do Nela, é possível aumentar o engajamento, o desempenho e a motivação de equipes e colaboradores. O Nela oferece ferramentas para que você implemente os mais diversos planos de motivação e, ainda, atua como um fator capaz de promover o engajamento, uma vez que conecta toda a empresa, gerando o sentimento de pertencimento aos colaboradores. 

Acesse nela.com.br e conheça tudo que o Nela pode fazer pela sua empresa. 

planos de motivação

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