Depois de novembro, chega ao fim a fase de plantio. Daí é a vez de monitorar safra e possíveis imprevistos para que a colheita não tome rumos opostos ao planejado. Ainda, é necessário executar o planejamento para a safrinha que tem início em fevereiro.
No Brasil, a produção de grãos da safra 2018/2019 segundo o segundo levantamento de grãos da CONAB (companhia Nacional de Abastecimento) está prevista para 238 milhões de toneladas, numa área plantada de aproximadamente 63 milhões de hectares, o que representa um aumento de 4,5% a mais que o ano passado.
Com o clima a favor até agora, os agricultores seguiram rapidamente a safra, o que vai favorecer também o milho safrinha. Porém, é sempre bom levar em consideração alguns dados para ajudar a aumentar o lucro da produção e isso quer dizer saber tudo o que acontece na propriedade. Para isso e fundamental ter um planejamento com todos os detalhes e dados da safra. Ter uma simulação da viabilidade mercadológica e financeira da plantação é muito importante.
__________________________________________________
Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com soluções inovadoras.
______________________________________________________
É preciso monitorar as informações da Safra
Já as informações financeiras, são recursos indispensáveis que podem ser usados para o controle de despesas, programar investimentos e provisionar o lucro. Ainda, é preciso contar o estoque, afinal, estoques maiores podem significar um risco para o plantio.
A escolhe de sementes certificadas é fundamental para a pré-safrinha, pois elas têm a segurança de que cumprem com as condições fisiológicas, sanitárias e físicas já pré-estipuladas. Outro fator é contar com a orientação de um engenheiro agrônomo para dar suporte e ajudar nas tomadas de decisões. Por isso, é essencial ter um fornecedor de confiança.
No momento de semear, além do clima (as chuvas devem ser evitadas), o solo deve estar em condições para a profundidade da semeadura, ainda, plantas, posição da semente e do adubo. É preciso tirar o máximo de potencial produtivo da lavoura, adotar boas práticas agrícolas, monitorar a produção de forma integrada.
É possível economizar, pois o sistema é alimentado com dados certeiros, que permitem acompanhar os estoques e necessidades de compra de produtos e insumos, evitando o desperdício. Utilizar a tecnologia como aliada para a gestão rural é abrir as portas da fazenda para o futuro e aproveitar as oportunidades que a sistematização pode trazer.
Nesse sentido um software de gestão é ideal para manter a linearidade das informações de uma empresa, gerenciando dados e facilitando a tomada de decisões no Agronegócio.Que tal conhecer uma solução que proporciona segurança e outras funcionalidades para o seu negócio? Conheça VIASOFT AGROTITAN.
Quer saber mais? Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.
Ou, se preferir, ligamos para você!