Ouviu falar sobre a parceria entre o Carrefour e o Google? Veja como implantar inovações significativas em um supermercado é mais fácil do que se pensa.
No que se trata de consumo, a gente tende a pensar que os gigantes querem engolir todas as outras para se tornarem cada vez maiores. Mas na gestão de varejo, ao invés disso, os gigantes as vezes se aliam a outros gigantes.
O varejo é, por sua própria natureza, um dos setores de negócio mais competitivos, por isso, formar parcerias inteligentes é uma tática de mestre. Afinal, com tantas novidades, tecnologias disruptivas e modelos de atuação se reinventando diariamente, não dá mais para simplesmente fazer tudo por conta própria.
Gestão de varejo: o que você não pode melhorar sozinho, seu parceiro estratégico pode
Com a tecnologia e o desenvolvimento de novas práticas de comércio, os setores de negócio estão cada vez mais se fundindo, assim como os canais on-line e off-line, para acompanhar tudo isso a gestão de varejo precisa ser multi e interdisciplinar. E para se destacar na competitividade, precisa fazer alianças.
Esse foi o caso do Carrefour, que não queria perder o posto de maior varejista da França e, principalmente, não queria perder esse posto para a Amazon. Por isso, resolveu impulsionar sua divisão de recursos para o comércio eletrônico. Sabendo que não conseguiria fazer isso sozinho ou pelo menos, não conseguiria alcançar as dimensões almejadas por conta própria, aliou-se a um gigante.
A tática de gestão de varejo do Carrefour
Em junho do ano passado, então, o Carrefour anunciou a parceria com o Google e, a partir de 2019, todos os produtos podem ser comprados através de um novo site de compras da França ou de sistemas operados pelo Google, como alto-falantes conectados – o Google Home – e dispositivos com comando de voz. A seguir, os pedidos podem ser entregues na residência dos clientes ou retirados na loja.
Além disso, criaram um laboratório de inovação conjunto para criarem novas experiências de consumo, e um programa de treinamento com o apoio do Google para mais de mil funcionários da rede.
E a competição continua, porque a Monoprix, outra cadeia de varejo concorrente do Carrefour, segue forte na parceria com a Amazon, num programa de comércio eletrônico em que as encomendas são entregues no mesmo dia da compra.
Gestão de varejo é nunca parar de melhorar a experiência do cliente
Nesse caso, o objetivo comum a ambas as empresas é promover uma experiência de compra simplificada e intuitiva, como deve ser o objetivo de qualquer supermercado engajado em se destacar em todo tipo de qualidade oferecida ao cliente.
Para promover inovações no seu supermercado o caminho não é longo como você imagina. Não é necessário formar uma equipe de TI exclusiva.
Alie-se a um parceiro estratégico.
A melhor porta de entrada para inovações tecnológicas em um supermercado é um sistema de gestão de varejo especializado no segmento supermercadista.
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