O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, apontou que pensar em política, economia e mercado de trabalho também são formas de inovação
Uma das principais fomentadoras da inovação para o setor industrial, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) trouxe sua análise do cenário político e econômico para o Viasoft Connect. Edson Campagnolo, atual presidente da instituição, resumiu o atual momento: “estamos em um período de estabilidade, com viés de alta. É um bom sinal, considerando que tivemos uma grande crise nos últimos anos”, disse.
A indústria é um dos segmentos mais impactados pela revolução digital. Na era 4.0, busca acompanhar as mudanças na velocidade em que acontecem – e as políticas públicas são essenciais para estimular esse movimento. “Todo cenário turbulento contribui para a recessão e desacelera o crescimento. Inovação também inclui a política, a economia e o mercado de trabalho”, analisou Campagnolo.
O presidente do Sistema Fiep falou ainda sobre a competitividade dos produtos nacionais em relação aos importados, fabricados em grandes potências mundiais especializadas em inovação e tecnologia. “Nos últimos anos, perdemos 2/3 do mercado, com o aumento do consumo de produtos de outros países”, sinalizou Campagnolo. Para o executivo, além da tecnologia, é preciso repensar a forma com que o país trabalha e empreende. Diante disso, considera que as reformas trabalhista e previdenciária são benéficas para aumentar a competitividade das indústrias. A aposta, agora, é na continuidade dos projetos governamentais. “Ainda há espaço para pensar em políticas industriais para o desenvolvimento, a retomada do mercado e, principalmente, dos postos de trabalho”, comentou.
#viasoftconnect
Conteúdo: Básica Comunicações
Fotos: http://felipeds.com.br/