Otimizar a comunicação interna deve ser prioridade

Comunicação interna contínua, honesta e inclusiva também determina o tipo de cultura que líderes querem construir. Gestores e líderes ainda se desgastam tentando saber o que motiva seu time, mas sem resultados. E até os colaboradores não sabem como expressar isso. Mas uma coisa é certa: um alto salário deixou o posto de maior motivador […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
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Comunicação interna contínua, honesta e inclusiva também determina o tipo de cultura que líderes querem construir.

Gestores e líderes ainda se desgastam tentando saber o que motiva seu time, mas sem resultados. E até os colaboradores não sabem como expressar isso. Mas uma coisa é certa: um alto salário deixou o posto de maior motivador há tempos.

O que motiva mesmo as pessoas são fatores intrínsecos, como se sentir valorizado e parte de algo maior do que cumprir uma lista de tarefas no final do dia. E para alcançar esse cenário, a comunicação interna de qualidade tem o papel protagonista.

Sem ela, uma empresa é só um grupo de pessoas desconectadas trabalhando pelos próprios interesses e que logo estarão frustradas.

Felizmente, existem alguns segredos para conquistar excelência na comunicação interna da sua empresa:

 

Controle os canais de comunicação interna 

A comunicação informal pode gerar mais estragos do que você espera. É com ela que surgem os rumores e fofocas, distorcendo o que acontece na empresa, gerando mal-entendidos e diminuindo a produtividade dos times. Quantos boatos você já teve de esclarecer nos últimos dias?

A melhor maneira de evitar isso é mantendo uma comunicação interna clara e aberta com os colaboradores, que os envolva no que acontece na empresa e impacta no trabalho deles.

A comunicação honesta e inclusiva tem um peso enorme no tipo de cultura que você quer construir, e ter um canal exclusivo para isso pode ser um ótimo jeito de começar.

Evite a comunicação “modo cascata”

É comum comunicar apenas os gestores das equipes sobre algo novo. Mas depender somente do recurso humano para espalhar sua mensagem é arriscado.

Até que ela chegue em quem precisa, detalhes importantes se perdem e geram atrasos, tarefas que não saem como esperado e você ainda depende completamente de quem é responsável por repassar as informações.

Comunicação interna de “mão única” não é comunicação

A premissa é simples: para que as coisas funcionem é preciso falar, mas também ouvir. Comunicação de mão única é aquela em que você só informa os colaboradores e não ouve o que eles têm a dizer. Mas lembre disso: informar não é comunicar. É preciso interação das duas partes para que a comunicação seja eficiente.

A comunicação interna sempre funciona melhor quando é interativa e você precisa lembrar que ninguém conhece melhor a rotina dos colaboradores do que eles mesmos. Isso os torna capazes de contribuir com ideias novas para solucionar os desafios da organização e gerar benefícios reais.

Alie inovação e segurança com a tecnologia

Reduzir as perdas para sua empresa e otimizar a comunicação interna exige as estratégias e ferramentas certas.

Com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, você potencializa a comunicação e garante que a troca de informações entre os setores da sua empresa seja eficiente e segura.

Além disso, é possível controlar o compartilhamento de informações indispensáveis aos colaboradores, manter a equipe alinhada à visão da empresa e otimizar o fluxo de trabalho dos times.

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