Os maiores obstáculos para ter uma equipe de vendas de sucesso

Uma equipe de vendas de sucesso não é feita por super-heróis. Tudo o que você precisa é não deixar pequenos erros entrarem no caminho. Se sua empresa fosse um grande exército, diríamos que uma equipe de vendas de sucesso faz parte da frente de batalha, abrindo espaço para que o negócio avance e conquiste mais […]

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Uma equipe de vendas de sucesso não é feita por super-heróis. Tudo o que você precisa é não deixar pequenos erros entrarem no caminho.

Se sua empresa fosse um grande exército, diríamos que uma equipe de vendas de sucesso faz parte da frente de batalha, abrindo espaço para que o negócio avance e conquiste mais no mercado.

Por isso, ser bem ou mal conhecido lá fora depende da capacidade de montar uma equipe de alta performance com grandes profissionais.

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Mas começar do zero e criar uma equipe de vendas de sucesso, ou mesmo aumentar a que já existe, não precisa tirar o sono de ninguém, se alguns aspectos essenciais não forem esquecidos.

No momento de avaliar os candidatos tudo parece mais fácil com a “fórmula” da rotina. Mas é com ela que você pode tropeçar e se deixar envolver por estes dois erros:

1 Procurar apenas “super-vendedores”

Muitos gestores comerciais esperam começar contratando quem já está “pronto”, tem vasta experiência e já bateu metas incríveis na carreira. Mas encontrar o profissional perfeito é algo bem difícil, senão impossível.

A realidade é que toda equipe de vendas de sucesso tem profissionais com diferentes níveis de conhecimento e prática. E, muitas vezes, é esse equilíbrio que enriquece o trabalho do time, que pode compartilhar conhecimento e experiência entre si.

Diferentes habilidades e características são responsáveis por resultados tão satisfatórios quanto os da “homogeneidade” de um time. Na verdade, um time heterogêneo é predisposto a encontrar soluções mais rápidas e eficazes para problemas complexos.

Por isso, em vez de focar em contratar profissionais que já são “estrelas”, a melhor estratégia é garantir que o ambiente de trabalho esteja preparado, com uma visão de negócios clara, expectativas bem definidas, procedimentos de fácil acesso e compreensão e uma liderança forte para conduzir o time.

2 Definir o mesmo treinamento para todo mundo e acreditar que isso basta

Considerando que sua equipe de vendas de sucesso será heterogênea (e isso não quer dizer selecionar profissionais sem potencial para o cargo), é preciso saber que talvez o mesmo treinamento para todos não seja o suficiente.

Quando se trata de desenvolvimento profissional, muitas vezes uma abordagem mais individualizada é necessária. Em alguns casos, o treinamento coletivo, por si só, já é capaz de gerar grandes resultados. Mas em outros, acompanhar mais de perto um profissional é fundamental.

Tratar cada profissional como único, ainda que toda a equipe esteja vendendo o mesmo produto ou serviço, é o segredo para extrair todo o potencial das pessoas.

Lembre-se: a melhor maneira de construir uma equipe de vendas eficiente é, muitas vezes, através da dedicação em preparar cada profissional, individualmente.

Trabalhe com parceiros de verdade!

Selecionar as pessoas certas para sua equipe de vendas de sucesso é o princípio fundamental para tudo sair bem. E com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, você pode otimizar o processo sem perder a qualidade dos resultados.

Para garantir a compatibilidade dos profissionais com a função, uma solução assim controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com os atributos do cargo em questão.

Além disso, uma solução dessas permite mais agilidade no planejamento dos treinamentos da equipe e ainda viabiliza planos de desenvolvimento individual com ações monitoradas em tempo real. Assim, acompanhar a jornada de crescimento do time e assegurar uma performance satisfatória é muito simples.

Empresas que entendem que os colaboradores são a essência do negócio investem em soluções tecnológicas que potencializam sua Gestão de Pessoas.

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