Cristiano Freitas, diretor de Negócios em Mobilidade do Positivo, palestrou hoje, no Viasoft Connect 2019, sobre “A nova onda tecnológica e seus impactos para as empresas”. Freitas apontou quais foram as ondas anteriores, o que cada uma trouxe para a sociedade e como as empresas têm lidado com a chegada da nova onda.
Freitas afirmou que, com a quarta onda tecnológica e ferramentas de AI, IoT, Machine Learning, Cloud Computing e Big Data, é preciso se certificar de que tudo isso está sendo aplicado de maneira correta. De nada adianta ter todas essas ferramentas se elas não são aplicadas de maneira eficiente e que realmente mostre resultado. Normalmente isso é trabalho do TI, que acaba se tornando uma área esquecida das empresas quando, na verdade é o core do negócio.
Um dos maiores erros das empresas é aplicar alguma ferramenta sem pensar no cliente. Adotar tecnologias é uma decisão a ser avaliada pensando no cliente, não apenas com o objetivo de “surfar a nova onda”.
O consumidor é mais autônomo que nunca, “existem os ‘pro-consumidores’, clientes que sabem mais sobre um produto do que o próprio vendedor”, afirma Freitas. Ele esclarece que é preciso saber lidar com esse tipo de consumidor, entender que o cliente tem acesso às informações, a fidelização é frágil.
“Não adianta investir em tecnologias inovadoras quando elas não fazem sentido para os seus clientes”, disse Cristiano Freitas.
#viasoftconnect
Conteúdo: Básica Comunicações
Fotos: http://felipeds.com.br/