Graças ao avanço ininterrupto da tecnologia, técnicas de distribuição modernas são cada vez mais disseminadas em todo o mundo com o auxílio de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). Os sistemas WMS ajudam a resolver muitos dos principais desafios que as empresas enfrentam hoje. De um mau gerenciamento de estoque a um mau atendimento ao cliente, um WMS fornece uma solução eficaz para vencer essas dificuldades, provando ser um primeiro passo definitivo para a construção de um negócio (e armazém) mais lucrativo.
O que é um sistema de gerenciamento de armazém (WMS)?
Um sistema de gerenciamento de armazém é uma solução em tecnologia que oferece suporte às operações do dia a dia de um armazém. Os sistemas WMS permitem o gerenciamento centralizado de tarefas, como rastreamento de níveis de estoque e locais de estoque, ajudando a resolver muitos dos desafios comumente enfrentados pelas empresas de distribuição.
Quais são os benefícios de um WMS?
1. Giro de estoque mais rápido
O primeiro passo para melhorar o funcionamento do seu armazém é melhorar a gestão do estoque. Por gestão de estoque, queremos dizer controle total do seu estoque, desde o recebimento até o envio.
Sem uma compreensão fundamental e visibilidade total, você pode enfrentar problemas como o excesso de estoque, levando a uma diminuição do fluxo de caixa, ou, ainda, problemas como a escassez de estoque, resultando em pedidos em atraso que deixarão seus clientes insatisfeitos.
Um WMS eficiente pode melhorar o gerenciamento do estoque, criando um giro de estoque mais rápido. Melhorando a precisão do registro, um WMS pode ajudar a reduzir os prazos de entrega, diminuindo o volume do estoque de segurança, dando, literalmente, espaço para você lucrar mais.
2. Melhor atendimento ao cliente
Um WMS permite que a papelada do estoque seja reduzida, o que significa que relatórios, registros de picking, de movimentação e outras coisas sejam registradas no sistema. Ao agilizar os processos do pedido à entrega, a disponibilidade do produto pode ser determinada com mais precisão, dando datas de entrega mais realistas ao cliente, reduzindo o nível de reclamações e aprimorando o atendimento no geral.
3. Menos pessoas para realizar o trabalho
Um sistema WMS significa uma maior eficiência dentro do seu armazém: ele padroniza movimentos de estoque, métodos de separação e locais de estoque e, ao mesmo tempo, reduz as taxas de erro e os custos de treinamento. Dessa maneira, com tanta otimização e automatização das operações, menos pessoas são necessárias para que o fluxo siga.
4. Melhor controle de estoque
O estoque de um armazém está em constante movimento. Seja entrando, sendo armazenando ou saindo, há itens se movimentando em várias direções, o que pode tornar o processo confuso. A melhor coisa a ser feita é realizar o rastreamento dos itens para identificar quais itens do estoque têm o giro mais rápido para que possa armazená-los com mais eficiência no layout do armazém e reduzir o tempo das movimentações ao mínimo.
Rastrear cada um dos itens é uma tarefa desafiadora e perder o controle disso pode ter consequências caras para os seus negócios. Um sistema de gerenciamento de armazém permite localizar e recuperar mercadorias em um instante. Você também pode usar um portal que permite que você visualize essas informações, dessa forma você nunca perderá o controle de quanto estoque você tem e saberá exatamente onde estão determinados itens.
5. Espaço de armazém otimizado
Ter espaço de armazenamento suficiente é vital para uma operação de armazenamento eficaz. A organização correta do seu armazém pode maximizar a quantidade de itens que podem ser armazenados. Um sistema de gerenciamento de armazém é projetado para localizar itens em relação ao prazo de validade, recebimento de montagem, embalagem e pontos de envio, o que significa que seus custos de manutenção de estoque podem ser reduzidos. Os melhores WMS já indicam a melhor posição para o item no momento do recebimento.
6. Melhor produtividade do trabalho
Uma operação de armazenagem lenta, ineficiente e improdutiva geralmente é causada por uma série de problemas menores, como processos desatualizados e falta de motivação da equipe. Para ajudar a aumentar a performance das equipes, é importante desenvolver processos e técnicas eficazes, e um sistema de gerenciamento de armazém pode ajudar nisso. Um WMS pode ajudar a otimizar o fluxo de estoque, utilizando um sistema de reabastecimento automático para completar o estoque em relação à separação.
Conheça o Forlog
O Forlog é um sistema desenvolvido para atender os mais diversos modelos de negócio do setor logístico de maneira especializada. Além disso, está sempre atento às mudanças e necessidades do mercado, desenvolvendo ferramentas como o armazém virtual 3D, ferramenta de BI e outras tecnologias, todas baseadas nas melhores práticas de gestão. O Forlog oferece aos seus parceiros ferramentas inteligentes, completas para empoderar empresas, potencializar seus resultados e melhorar a performance da gestão logística como um todo.
Saiba mais acessando viasoft.com.br/forlog